Marília

Fundação Casa tem três fugas em 11 dias em Marília; sindicância apura

Fundação Casa tem três fugas em 11 dias em Marília; sindicância apura

O módulo de internato da Fundação Casa em Marília registrou nos últimos 11 dias três fugas de adolescentes em situações de rotina que indicam falhas de vigilância e acompanhamento. A Corregedoria da Fundação CASA instaurou sindicância para apurar a fuga. A área de internato funciona na zona rural, ao lado da rodovia Sp-333, e próximo à Fumares.

As primeiras fugas aconteceram no dia 20 de agosto, quando os adolescentes internados atuavam com suporte ao trabalho de manutenção, carregando colchões trocados. A substituição das peças é rotina em todas as unidades.

Tradicionalmente, as peças antigas são colocadas em uma área interna, de estacionamento. Dessa vez, seis adolescentes chamados para ajudar a descarregar foram autorizados a ir além e depositar os colchões já do lado de fora do prédio, onde seriam carregados para um caminhão e destinação final. Dois dos infratores fugiram. Segundo a Fundação Casa, a Polícia Militar foi acionada. Nenhum adolescente foi recapturado até o momento.

A outra fuga foi de um adolescente que além de abandonar e Fundação também deixou um programa de formação profissional. O menor seguia para um programa de qualificação e formação profissional básica com um grupo de internos e fugiu durante o tempo de curso.

Não há muitos detalhes sobre a fuga e o Giro Marília apurou que pelo menos duas turmas diferentes de adolescentes são liberados para saída e acompanhamento dos cursos.

“Caso sejam recapturados, eles passarão por uma Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD), que determinará as sanções disciplinares a serem aplicadas. O Judiciário e os familiares foram avisados da ocorrência”, diz nota distribuída pela instituição.