Marília

Golpe do "depósito falso" ameaça comerciantes em Marília

Libânio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Acim, alerta a comunidade para golpe
Libânio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Acim, alerta a comunidade para golpe

Comerciantes da cidade de Marília voltaram a ser assediados por golpistas que tentam aplicar a fraude do “depósito falso”, um crime fácil de descobrir mas que sempre faz vítimas por desatenção.

As empresas são procuradas por pessoas que alegam ter feito depósitos falsos em caixas eletrônicos, enviam comprovantes destes depósitos e pedem retorno dos valores.

Mas são depósitos com envelopes vazios, que são descobertos no processamento bancário, que geralmente acontece horas depois do contato. Quem paga perde o dinheiro.

“O comércio é sempre vítima de golpes das mais variadas formas. Muito cuidado com mensagens, telefonemas, correspondências e até abordagens pessoais”, avisou o presidente da associação comercial, Libânio Victor Nunes de Oliveira.

Os golpistas são verdadeiros atores, demonstram desespero e pressa para regularizar a situação para fazer pagamentos urgentes. Um acesso simples ao extrato das contas vai revelar que houve depósito. Quem paga sem esperar processamento vira vítima do golpe.

“É nessa hora que a apelação é grande e algumas pessoas podem cair na conversa”, avisou o dirigente da associação comercial ao fazer o alerta.

Para Libânio, não adianta gravar o número telefônico e nem argumentar com o bandido. A melhor estratégia é ignorar o contato ou, se desconfiar que ele é real, aguardar o processamento.

“O importante é que o comerciante não se desespere, pois, tudo devidamente esclarecido, sem pressa, não trará prejuízo a ninguém.”