Marília

Gota de Leite amplia estrutura, melhora atendimento pelo SUS e quer UTI

Gota de Leite amplia estrutura, melhora atendimento pelo SUS e quer UTI

A maternidade Gota de Leite de Marília inaugurou neste sábado uma nova estrutura de atendimento com cinco salas de parto humanizado e remodelação do centro obstétrico, ambos destinados a 100% de atendimento pelo SUS, e já anunciou novo projeto de investimento: quer implantar ala de UTI (Unidade Terapia Intensiva).

A nova estrutura é resultado de investimento que une recursos do Ministério da Saúde e da própria maternidade, com apoio da comunidade. Empresas e doadores individuais permitiram a viabilização dos investimentos com doações em diferentes formas de repasse.

A inauguração acontece na comemoração dos 70 anos de implantação da primeira sala de parto da instituição. Apesar de a Associação Feminina de Marília, que viabilizou a criação da maternidade, ter nascido em 1931 com atendimento a recém-nascidos, só em 1947 foi possível abrir a primeira sala.

“Quantas pessoas passaram por aqui, sempre com o ideal de fazer o melhor”, lembrou a atual presidente da Associação e gestora da maternidade, Virgínia Maria Pradella Balloni.

A diretora afirmou que as novas cinco salas individuais vão permitir o atendimento extremamente humanizado a todas as gestantes, bem como a remodelação do nosso centro obstétrico. “É uma obra suada, obra sofrida. Uma parte financiada pelo Ministério da Saúde mas a outra precisamos dos colaboradores.”

Segundo a presidente, o novo desafio é viabilizar a implantação de uma UTI Neonatal, que permita oferecer na unidade toda a estrutura de atendimento para casos mais complexos que hoje demandam transferência de bebês.

Virgínia Balloni lembrou toda a equipe de funcionários e agradeceu a participação da comunidade. “Tivemos colaboradores que chegaram aqui e disseram: posso doar um saco de cal”, afirmou. Mas fez um agradecimento especial a três doadores que foram decisivos: o Tauste Ação Social, 1ª Igreja Batista e a Marilan.

Guilherme Cunha, diretor do projeto Tauste Ação Social, disse que poder participar deste projeto é um presente para o grupo. “A Gota de Leite já é referência pelo número de partos naturais. É um orgulho para a gente ter uma entidade com cuidado, com atendimento, com carinho , o amor como é a Gota de Leite.”

Pastor Domingos, da 1ª Igreja Batista, disse que participar do investimento foi uma grande satisfação para todos os voluntários e destacou a importância do trabalho da Gota.

O prefeito Daniel Alonso lembrou que a cidade mantém convênios importantes com a maternidade. “Assim como nasceu com espírito solidário, generoso, mantém essa essência, o que faz com que as empresas tenham esse desejo de contribuir. “

A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, elogiou a obra e a importância do atendimento da Gota.

“Está lindo e maravilhoso. Deveria usar termos mais técnicos, mas preciso dizer que está mesmo lindo e maravilhoso. É uma maternidade 100% SUS, o único prestador de serviços 100% SUS. Imagine o desafio que é melhorar, reformar, ampliar?“