A Maternidade e Gota de Leite inaugura em Marília no dia 13 de maio, véspera do “Dia das Mães”, o Centro de Parto Normal e a reforma e ampliação do Centro Obstétrico e Ginecológico que destina 100% do seu atendimento ao SUS. Com investimentos da ordem de R$ 600 mil, entre repasses do governo federal, doações da iniciativa privada e contribuições da comunidade, a obra representa um salto na humanização do atendimento às pacientes de Marília e região, segundo o hospital.
Atualmente, as pacientes internadas são acomodadas em quartos coletivos (pré-parto) com uma acompanhante do sexo feminino. No momento do parto, se desejar, o pai do bebê pode acompanhar o nascimento do filho. Com o Centro de Parto Normal, as pacientes serão internadas em quartos individuais com banheiro, ar condicionado, cama PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e berço aquecido de última geração, com acompanhante de sua escolha que permanecerá com elas no período de trabalho de parto e no parto.
“Durante o trabalho de parto, as fisioterapeutas darão o atendimento a cada gestante em seu quarto, com total privacidade, promovendo técnicas de alívio de dor, exercícios respiratórios, entre outros, contribuindo para a evolução do parto vaginal”, observou a presidente da Gota de Leite.
“A menos de dois meses de completar 86 anos de fundação, a Gota de Leite dá mais uma mostra de seu compromisso com os ideais dos instituidores que lançaram a pedra fundamental da entidade no começo do século XX”, afirmou a presidente, Virgínia Maria Pradella Balloni.
Ela acrescentou que “poucas maternidades no País possuem atendimento 100 por cento SUS e menos ainda possuem a qualidade dos serviços que oferecemos. O atendimento é realizado por uma experiente equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiras obstetras, nutricionista, fisioterapeutas, fonoaudióloga e até uma doula”.
Virgínia Balloni afirmou que “essa inauguração é um marco na história da Gota de Leite. Durante muitos anos acalentamos esse sonho que se tornou realidade graças a uma união de esforços. Tivemos repasses do Ministério da Saúde, via emenda parlamentar, doações de duas grandes empresas (Tauste Ação Social e Marilan) e da 1ª Igreja Batista de Marília, bem como apoio da população que nos ajudou com doações e participação em nossos eventos promocionais”.
Fisioterapeuta acompanha gestante durante atendimento na Maternidade Gota de Leite – Divulgação
O Centro de Parto Normal e o Centro Obstétrico e Ginecológico ocupam o segundo andar da maternidade. Uma parte da reforma foi feita aproveitando a estrutura da Central de Materiais construída com recursos do Panetone Solidário do Tauste Ação Social, em 2011.
Em 2016, a Gota de Leite realizou 1.263 partos, sendo 61,83 por cento de normais e apenas 38,16 por cento de cesáreas. Com a nova estrutura de atendimento o volume de partos vaginais deverá continuar aumentando, seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde. A Gota de Leite conta com 12 enfermeiras obstetras além do Corpo Clínico formado por médicos obstetras e pediatras.
Marcada para às 9h30, a solenidade reunirá autoridades, representantes da área da saúde e da sociedade civil.