Marília

Gota de Leite leva título Hospital Amigo da Criança pela Câmara dos Deputados

Gota de Leite leva título Hospital Amigo da Criança pela Câmara dos Deputados

A Associação Feminina de Marília Maternidade e Gota de Leite foi uma das cinco instituições vencedoras do Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher de 2023, concedido pela Câmara dos Deputados para “entidades governamentais e não governamentais cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de Saúde da Mulher”, segundo informou o material de divulgação oficial.

Além da Gota de Leite, foram premiadas as seguintes instituições: Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Recife – PE), Hospital do Câncer de Rio Verde (Rio Verde – GO), Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (Goiânia – GO) e Hospital Geral de Palmas Dr. Francisco Ayres (Palmas – TO).

A presidente da Gota de Leite, Virgínia Maria Pradella Balloni, afirmou que “é uma grande alegria recebermos, pela segunda vez, esta honraria graças ao trabalho de toda a equipe de profissionais que não mede esforços para dar às nossas pacientes um atendimento digno, humano e de qualidade”.

Em 2016, quando completou 85 anos, a maternidade recebeu o título de “Hospital Amigo da Mulher” através de indicação do deputado federal Vinicius de Carvalho.

Para concorrer, as entidades precisam ser indicadas por um parlamentar que anexa documentação demonstrando a importância do seu trabalho voltado às mulheres. A Gota foi apresentada pelo deputado federal Fernando Marangoni (União-SP).

“Os agraciados são escolhidos por um Conselho Deliberativo formado por um representante de cada partido, indicado por seu respectivo líder. A escolha se dá por voto direto. Os cinco indicados mais votados (maioria simples) serão os agraciados do ano”.

De acordo com informações da organização, a “solenidade de premiação acontecerá no mês de maio, na semana do dia 28, em alusão à data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna. Na ocasião, são concedidos cinco diplomas de menção honrosa na cerimônia no Salão Nobre da Câmara dos Deputados”.