Marília

Governador do Rotary visita Cacam e elogia atendimento a crianças

João Evangelista e estudantes do programa de intercâmbio plantam árvore no Cacam
João Evangelista e estudantes do programa de intercâmbio plantam árvore no Cacam

João Evangelista Pereira, governador do Distrito 4510 do Rotary Internacional para 2018-2019, esteve na cidade nesta terça-feira para conhecer projetos desenvolvidos pelo RC de Marília de Dirceu, em especial do Cacam (Centro de Apoio à Criança e Adolescente).

Em sua primeira visita à entidade, que em 2018 completou 26 anos de atuação, Evangelista conheceu a estrutura de atendimento e recebeu informações sobre a evolução dos serviços e melhorias.

O Distrito 4510  envolve clubes de cidades nas regiões de Marília, Bauru e Presidente Prudente. Fundado em 1981, o RC Marília de Dirceu assumiu a gestão do Cacam desde que a Justiça procurou apoio da comunidade para garantir o serviço.

Visita ao berçário, uma das estruturas de atendimento no Cacam – Rogério Martinez

O centro é uma casa de passagem para crianças vítimas de violência, abandono ou situações de risco, que são temporariamente afastadas das famílias pela Justiça até reintegração.

Oferece 24 vagas para meninos e meninas, além de área de berçário. As crianças recebem abrigo, atividades de lazer, complementação de ensino, acompanhamento médico, psicológico e alimentação.

Horta do espaço é um dos novos serviços em entidade com programa permanente de melhorias

“Esse é um serviço que não provavelmente não existiria com essa estrutura se não fosse a atuação do Rotary. É um exemplo de como a organização pode mudar a vida das pessoas e comunidades. O clube merece todos os elogios por este trabalho”, disse Evangelista.

O empresário Hederaldo Benetti, associado do Marília de Dirceu e presidente do Cacam, acompanhou a visita, apresentou a história da entidade e dos investimentos.

João Evangelista conheceu projetos de investimentos, como novo espaço da cozinha – Rogério Martinez

“As reformas, ampliações, modernização e estruturas do Cacam acompanham a evolução do atendimento e das exigências da legislação, dos serviços públicos de assistência e da Justiça. E não haveria nada disso sem apoio de marcas como o Tauste Ação Social”, disse Hederaldo.

João Evangelista conheceu ainda novos projetos, como uma horta em formação e a obra de uma nova estrutura da cozinha, que terá todo mobiliário em aço, sistema e coifa e outros equipamentos para garantir produtividade e qualidade.

Ele também plantou um pé de ipê e acompanhou plantio de outras mudas com participação de sua esposa, Vânia,  de dirigentes do clube e de estudantes do Brasil e do exterior que integram o programa de intercâmbio cultural do Rotary.

Além das empresas, o Cacam também recebe apoio de outros clubes do Rotary – a cidade tem oito deles – e da comunidade de forma geral. Um bazar permanente vende peças de roupa, decoração e utilidades domésticas doadas pela população e ajuda no reforço.

Confira na galeria de imagens mais detalhes da visita