Marília

Governo ignora estudo e prioridade para trecho de Marília em obras da BR-153

Governo ignora estudo e prioridade para trecho de Marília em obras da BR-153

A liberação de obras de duplicação da rodovia BR-153 em dois trechos com aproximadamente 83 quilômetros de extensão no Estado de São Paulo vai contrariar um estudo técnico de 2015 da ANTT (Agência Nacional de Transporte Técnico) e uma nota técnica de avaliação da agência de 2016 que coloca o contorno de Marília como prioridade de investimentos.

O Projeto Funcional para a obra em volta da cidade recebeu parecer de “não objeção” em agosto de 2015. Em abril de 2016, a nota técnica número 15 da agência estabeleceu o contorno como a primeira prioridade em obras da rodovia.

Ainda assim, as duas informações foram ignoradas pela agência para encaminha os investimentos que vão acontecer no segundo e terceiro pontos de investimentos, batizados agora como lotes 1 e 3, para atender o trecho de São José do Rio Preto até a fronteira com Minas Gerais e os 32km entre Getulina e Promissão.

Em julho de 2016 uma nova norma técnica da ANTT indica que “o projeto executivo (para obras no contorno de Marília) ainda não recebeu a devida aprovação desta agência, que aguarda o envio do projeto atualizado pela Concessionária”.

Trata-se de um estudo com ajustes e informações que deveria ser apresentado pela empresa Triunfo Transbrasiliana, responsável pela gestão e exploração do pedágio na rodovia.

O desenvolvimento dos projetos foi apresentado como justificativa pela empresa para conseguir uma autorização de reajuste extraordinário das tarifas de pedágio, além dos aumentos anuais previstos.

Com as obras em Rio Preto e Getulina, a empresa deve conseguir um novo reajuste. Em 2016 a previsão é que as tarifas subissem dos atuais R$ 4,50 para pouco mais de R$ 7.

Agora, a empresa já fala em tarifa mínima de R$ 8,00, que será cobrada em todas as praças. Ou seja. Quem viaja de Ocauçu a Marília vai pagar mais caro para que a empresa faça a obra entre Getulina e Lins.

O investimento no contorno de Marília prevê a abertura de um novo trecho da rodovia, que vai contornar a cidade pelo Leste. Atualmente, a BR-153 termina na zona sul da cidade e os motoristas usam rodovias estaduais e o contorno da cidade pela região oeste, para seguir viagem.

O trecho envolve pouco mais de 20 quilômetros em que o tráfego da rodovia federal se mistura ao movimento das estradas estaduais e da própria cidade.

Em maio deste ano, o procurador da República Jefferson Aparecido Dias enviou à ANTT uma recomendação para que libere as obras no contorno da cidade. Não há informações sobre resposta da agência.