O governo do Estado de São Paulo apresentou nesta sexta-feira nova classificação do plano de flexibilização da quarentena de prevenção ao coronavírus e rebaixou Marília e cidades da região para a faixa vermelha, que prevê fechamento do comércio fora dos serviços essenciais e de shopping centers. A região de Registro também foi rebaixada.
O anúncio foi feito em coletiva de imprensa no início desta tarde, não encerra até o momento da produção do texto.
“O aumento de internações significativo. Na região de Marília aumento 51% e na de Registro 67% o número de internações. Isso aponta para uma possibilidade de um excesso para o sistema de saúde. Por isso essas duas regiões nesse momento estão classificadas no vermelho. Elas retrocederam”, disse o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, Carlos Carvalho.
A medida vale para as 62 cidades na regional. Marília ainda está sob a proteção de uma liminar do Tribunal de Justiça que autoriza a prefeitura a fixar as próprias regras, mas a decisão obriga a cidade a seguir critérios do governo estadual. A efetivação da mudança ainda depende de decisões e regulamentação da prefeitura.
“Hoje infelizmente temos regressão. Devido ao avanço da epidemia o centro de contingência determinou a reclassificação de duas regiões”, anunciou o governador João Doria na abertura da coletiva de imprensa em que o rebaixamento foi anunciado.
O governo reafirmou que faz avaliação diária das regiões e dos municípios.
“Sempre que necessário tomaremos medidas mais duras se assim for a referência do comitê de saúde e avançaremos se assim o comitê referendar. Nenhuma decisão é tomada por impulso político, vontade do governador ou pressão”, disse o governador.