Marília deve receber na manhã desta terça-feira (10), mais 17 mil doses para a campanha de vacinação contra a gripe e todas as unidades de saúde na cidade devem estar abastecidas nesta quarta. Segundo a Vigilância Epidemiológica, até a última sexta-feira (6), já foram imunizadas 30.229 pessoas nas unidades de saúde do município.
A vacinação ganhou interesse público neste ano em consequência dos casos suspeitos de contaminação pelo vírus H1N1 que provocou pelo menos três mortes na cidade além dezenas de casos de internação.
“Este novo levantamento representa mais de 57% do nosso público-alvo. Esperamos, em breve, atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde – que está no patamar de 80%”, frisa Alessandra Mosquini, supervisora do setor de Vigilância Epidemiológica.
O público-alvo estimado em Marília é de 53 mil pessoas. Podem ser vacinados bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade; idosos a partir dos 60 anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias); indígenas, pessoas com doenças crônicas e os profissionais de saúde.
Durante o período da campanha, também está sendo realizada a atualização das vacinas que estiverem em atraso.
“Com estas novas doses que serão repassadas pela Secretaria Estadual da Saúde, a imunização das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários deverá ser feita tranquilamente até o próximo dia 20 de maio”, afirma Alessandra Arrigoni Mosquini.
A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.
Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção, tais como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.