O Hospital das Clínicas de Marília divulgou nesta quinta-feira uma série de orientações para ajudar público a diferenciar casos de gripes intensas e quadros de Covid, duas situações preocupantes no atendimento médico na cidade.
“Dor no corpo, febre, tosse ou dor de garganta podem ser alguns sinais que preocupam em meio à pandemia da COVID-19. Por outro lado, crescem os casos de Gripe (Influenza). As doenças podem ser confundidas, já que os sintomas das duas são semelhantes”, diz o texto.
Segundo o HC, na gripe, sintomas como febre, tosse seca, cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são comuns. Na COVID-19, febre e tosse seca são sintomas comuns. Já cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de garganta podem surgir às vezes. A doença tem outros sintomas que, em geral, não são sentidos por quem tem gripe, como perda do olfato e paladar.
Segundo a Fiocruz, no caso de adultos, é importante ficar atento aos sinais de gravidade, como:
– Falta de ar e dificuldade para respirar;
– Dor ou pressão no peito ou estômago;
– Sinais de desidratação, como tonturas ao ficar de pé ou não urinar;
– Confusão mental.
Já para crianças, os principais sinais de gravidade são:
– Respiração rápida ou dificuldade para respirar;
– Pele azulada (cianose) ou acinzentada;
– Não tem lágrimas ao chorar (em bebês);
– Vômito acentuado ou persistente;
– A criança não acorda ou não apresenta sinais de interação (fica apática);
– Irritabilidade;
– Febre com erupção cutânea e tosse persistente.
Em todos os casos, recomenda-se que as pessoas sintomáticas procurem assistência médica para que o profissional possa indicar os procedimentos adequados para realização do diagnóstico.
Lembre-se: cuide de sua saúde e de sua família! O uso da máscara e demais medidas sanitárias ainda são poderosas armas contra ambos os vírus.