O Grupo de Percussão do Projeto Guri de Marília recebe a regente e percussionista Eliana Sulpício para duas apresentações. Apresenta resgate histórico cultural das musicalidades formadas pelos grupos de percussão com peças de compositores brasileiros como Hermeto Paschoal, Camargo Guarnieri e Ney Rosauro, além de uma composição de autoria de Eliana Sulpício. O repertório contempla ainda uma obra do compositor sérvio Nebojsa Jovan Zivkovic
Com entrada gratuita, as apresentações acontecem no dia 7, quarta, às 11h, na Escadaria do Teatro Municipal de Marília ‘Waldir Silveira Mello, e no dia 8, quinta, às 20h, no Teatro Municipal de Marília ‘Waldir Silveira Mello’.
Grupo de Referência de Marília – Percussão tocou com Santiago Vazquez (2012), Eduardo Gianesella (2013), Percussion de Tournai (2014), Luiz Guello (2017) e Ricardo Bologna (2019). Em 2015, o grupo dividiu o palco com o Groupe Percussions de Tournai, na Bélgica. Em janeiro de 2017, tocou com o percussionista Ari Colares no Teatro Castro Alves, em Salvador, durante o ‘PercPan’ – maior festival de percussão do Brasil. Em 2020 e 2021 realizou produções audiovisuais com Alisson Amador e Herivelto Brandino.
GRUPOS DE REFERÊNCIA
Formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto GURI, os grupos têm papel de referência e motivação para os demais integrantes do Projeto.
Os Grupos de Referência oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com o estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos concentram hoje 381 Guris e Gurias.
Ao todo, são 13 grupos e nove formações musicais diferentes: grupo de percussão, camerata de violões, camerata de cordas friccionadas, camerata de cordas dedilhadas, orquestra sinfônica, banda sinfônica, big band, coral e coral com percussão. Cada formação desenvolve uma linguagem específica, abordando diferentes épocas e estilos, incluindo música popular e erudita.
Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com uma carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos-sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.
Todos os alunos e alunas recebem bolsa-auxílio mensal para despesas com transporte e manutenção dos instrumentos, entre outros benefícios, viabilizando a participação nas aulas, ensaios e apresentações, incentivando seu desenvolvimento musical. Há também um auxílio deslocamento aos Guris que moram mais distantes do polo.
Integrantes que não possuem instrumento podem participar de um programa de empréstimo no qual, durante o ano, alunos e alunas têm acesso a um instrumento musical para seus estudos domiciliares e utilização em ensaios e concertos.