Marília

Grupo faz pedalada noturna e pede ciclofaixas em Marília

Grupo faz pedalada noturna e pede ciclofaixas em Marília

Um grupo de cicloativistas de Marília promoveu na noite desta segunda-feira, dia internacional do Ciclista, um passeio noturno entre a Prefeitura e a Ghost Bike instalada na avenida Sanches Cibantos, em um cruzamento de muito trânsito na saída da SP-294 para Oriente.

Apesar de não ter nenhuma ciclofaixa ou ciclovia em uso apesar do grande número de usuários das bikes, a cidade transformou o Dia Internacional do Ciclista em uma das datas oficiais de celebração no calendário oficial do município. Não houve ações oficiais de celebração.



Mas o grupo de ativistas lembrou a data, a lei e ainda divulgou durante todo o dia mensagens sobre segurança, incentivo, benefícios do uso da bicicleta na cidade. “Todo dia é dia do ciclista para quem vai de bike”, foi uma das mensagens muito repetida.

Além de celebrar o dia com reflexão sobre uso de bicicletas, o passeio lembrou risco para ciclistas na cidade e lançou novos pedidos para instalação de ciclofaixas na cidade. A ghost bike – modelo de monumento para homenagens a ciclistas felecidos em acidentes de trânsito – lembra José Aurélio dos Santos, que sofreu acidente naquele cruzamento em 2017

O grupo, assim como alguns coletivos e ONGs da cidade, como a Associação Ambientalista Origem, promovem passeios regulares, pedaladas noturnas às terças e quintas, edições especiais nos finais de semana e ainda atuam em campanhas de segurança e inclusão do ciclismo nos projetos de mobilidade e planejamento urbano da cidade.

Interessados em participar dos passeios, discussões e ações do setor podem acompanhar grupo de debates no whatsapp – aqui -.