Marília

Grupo leva demandas de Saúde Mental a pré-candidatos em Marília

Grupo leva demandas de Saúde Mental a pré-candidatos em Marília

O Grupo de Trabalho Saúde Mental em Pauta de Marília iniciou um roteiro de entrega de demandas da área aos pré-candidatos a prefeito de Marília com propostas para políticas públicas e investimentos da área na cidade.

O documento mostra as falhas no sistema e no fluxo de atendimentos em temas discutidos durante o primeiro Fórum Popular de Saúde Mental, que foi realizado em maio.

O grupo foi criado em 2022 na sequência da 1ª Conferência Municipal da Saúde Mental e reúne profissionais de diferentes áreas e serviços para avanço no atendimento,

A terapeuta ocupacional Adriana Magali Dezotti Batista disse que a cidade já recebeu ações pontuais do grupo, como a Caminhada pela Vida, palestra na Escola do Legislativo Municipal em setembro do ano passado e ações relacionadas à luta antimanicomial e reforma psiquiátrica para tratar sobre o tema.

“O 1º Fórum Popular de Saúde Mental foi um momento emblemático, pois ele aconteceu com a participação da população, com a presença de profissionais de várias áreas, líderes comunitários e de diversos movimentos sociais, porém sem a participação do Poder Público, mesmo este sendo convidado com antecedência para dialogar conosco”, explicou.

Além das pautas específicas sobre a saúde mental também foram mencionados ainda problemas na educação, nos esportes e outros setores da administração.

“É preciso entender que a falta ou poucos espaços de lazer, de práticas esportivas, de atividades culturais e de outras questões, também afetam a saúde mental, pois esses aspectos são considerados determinantes sociais de saúde”, destacou Adriana Dezotti.

O primeiro pré-candidato a receber as demandas foi o deputado estadual e ex-prefeito da cidade, Vinícius Camarinha.

“Nós temos em mente a implementação de praças multissensoriais, que possam atender toda a comunidade, com lazer, atividade física, inclusão e outras iniciativas para estimular a saúde mental”, disse o candidato.

O encontro teve a participação da médica sanitarista Maria Elizabeth da Silva Hernandes Corrêa; a advogada Lais Alessandra Capelazzo Ohashi e da representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional Danielle dos Santos Cutrim Garros.

O grupo envolve ainda o educador Cin Falchi (diretor executivo do Sindimmar), Emerson da Silva dos Santos (professor e coordenador Diocesano da Comunidade Eclésias de Base), Lineth Hiordana Ugarte Bustamante (psicóloga e assistente social), Meire Luci Silva (terapeuta ocupacional, Nilva Regina Galletti (assistente social e psicóloga), Paula Fernandes Pirinete (assistente social da Defensoria Pública) e Paulo Roberto Silveira Bueno Filho (psicólogo da Defensoria Pública de Marília).