O grupo Estre, que se apresenta como a maior empresa do Brasil em serviços ambientais – coleta e destinação de lixo, entulho e outras formas de resíduos – colocou Marília e região na rota de pesquisa para investimentos.
Dirigentes da empresa estiveram na cidade na semana passada para “análise de mercado” em programa de visitas periódicas que atinge diferentes “regiões com o objetivo de identificar novas oportunidades de negócio”.
Em nota oficial, a empresa informação que no entanto não há nenhuma previsão para a região mencionada, mas o mercado é promissor. Além de uma crise no setor na cidade – que provocou interdição do despejo de entulho e repetidas multas – a região vive momento de discussões para investimento em aterros e destinação adequada do lixo.
Pelo menos dois consórcios de municípios discutem implantação de sistemas próprios de destinação: o Civap, que une cidades na região de Assis e um novo consórcio em formação com base de discussão em Garça.
Em Marília, que terceiriza serviço de transbordo para destinação do lixo, tem ainda a expectativa de aprovação de um projeto privado de implantação de um aterro, que está em fase de análise de projetos pela Cetesb.
A Estre atua desde a varrição de ruas até soluções no gerenciamento de resíduos, que inclui a transformação de lixo em energia p no aterro de Guatapará (SP) e por meio da produção do Combustível Derivado de Resíduos (CDR).
Também atua com processo de reaproveitamento do lixo eletrônico; recicla materiais de construção civil e usa tecnologia de micro-ondas e desativação eletrotérmica para tratamento e destinação de lixo hospitalar.