Um movimento social que ficou conhecido por promover o projeto Amor no Cabide em Marília lançou nesta semana uma nova campanha para o público em situação de moradia nas ruas da cidade: divulgar fotos e dados pessoais para localizar parentes. O projeto Me Encontra é o novo desafio para os voluntários.
A proposta foi lançada pelo Gratus, um grupo de trabalho social que conecta pessoas interessadas em praticar ações sociais através da troca de experiências.
“A palavra Gratus vem do latim gratidão, a capacidade de se sentir agradecido por algo, de desenvolver sentimentos como a empatia, compaixão, gentileza e o amor”, diz a página de apresentação do grupo.
O movimento Amor no Cabide foi uma iniciativa importada por um grupo de voluntárias que formaram o embrião do Gratus. É uma proposta para doar roupas, sapatos e até acessórios, como colares e cinto, com experiência de compra.
O moradores de rua visitam a exposição, escolhem, provam, recebem orientação sobre combinações, e levam as peças, como se fossem atendidos em lojas.
A partir do contato com os moradores, o projeto evoluiu para o Me Encontra. Muitas das pessoas têm histórias de distanciamento e perda de contato com a família após longos períodos em situação de rua.
Por enquanto, o projeto está restrito ao Facebook e funciona de forma simples: o grupo criou um álbum de fotos com as imagens e informações dos moradores de rua e pede que as pessoas compartilhem a publicação.
O contato inicialmente pode ser feito com a Gratus pelas redes sociais, mas o desenvolvimento do projeto pode levar a novas iniciativas. Para acessar o álbum e compartilhar as fotos clique AQUI (exclusivo para usuários do Facebook).