A tradição americana de uma sexta-feira de promoções – a chamada Black Friday, nos Estados Unidos – está marcada para amanhã (27), no Brasil. Especialistas orientam os consumidores a ficarem atentos para casos de “maquiagem” nos preços.
Campanhas dos anos anteriores revelaram diversos casos de “black fraude”, em que houve aumento antes do período de promoção e, no dia da Black Friday, os preços são “reduzidos”, com a alegação de que houve desconto.
O Procon de São Paulo está fazendo monitoramento nos preços de um lote de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos para informar ao consumidor se as ofertas têm realmente o desconto anunciado. O monitoramento vai permitir que a instituição autue as empresas que praticarem publicidade enganosa ou que descumprirem a oferta.
Na página do Procon de São Paulo na interneT (AQUI), há uma lista de sites não recomendados. De acordo com o Procom, esses sites devem evitados, porque foram registradas reclamações contra eles no Procon e os responsáveis não responderam ou não foram encontrados.
Também é preciso desconfiar de preços muito abaixo do mercado. “Dificilmente alguém vai fazer uma oferta tão vantajosa, fora da realidade. Algumas dizem para enviar o dinheiro urgente, porque o produto já está acabando. , diz o advogado Dori Boucault. Para o consumidor que faz compras em parcelas, se houver algum problema, a lei permite o bloqueio do pagamento.
A Febraban também divulgou alerta de riscos, com orientações como manter antivírus originais atualizados instalados no computador que utilizar para ter acesso aos serviços bancários e troque senhas de acesso ao banco pela internet periodicamente.
Outra orientação é usar equipamentos efetivamente confiáveis. Nunca realize operações em equipamentos públicos, cedidos por desconhecidos ou que não tenham sistemas operacionais e programas antivírus originais e atualizados
Ao efetuar compras com seu cartão, tenha certeza que o site é confiável e que a loja possua serviço de atendimento para eventual confirmação. Nunca informe a terceiros dados pessoais como senhas, números de cartão com datas de vencimento e códigos de segurança.