Nutricionistas passam a contar com uma alternativa de nutrição enteral semi-artesanal desenvolvida por meio da dissertação de mestrado da nutricionista Viviane Della Costa, que atua no HBU (Hospital Beneficente Unimar). Ela fez o mestrado em saúde na Unimar (Universidade de Marília) e contou com a orientação da professora doutora Cláudia Rucco.
A apresentação contou com a participação de cerca de 30 profissionais que atuam em hospitais da cidade e na atenção básica à saúde. Durante o evento, Viviane explicou que a Nutrição Enteral semi-artesanal DellaVi é uma opção para os nutricionistas prescreverem sempre que houver uma necessidade, como por exemplo, quando a nutrição enteral industrializada não estiver ao alcance do paciente, ou ainda, caso ele prefira uma nutrição enteral preparada com alimentos in natura.
Nutrição Enteral DellaVi foi apresentada para nutricionistas de Marília e da região
Além do desenvolvimento desta nutrição, também foi desenvolvido um manual de orientação para o preparo em domicílio, um vídeo demonstrando esse preparo e um APP. Por meio do vídeo é possível preparar a nutrição enteral no domicílio na medida correta e adequada, conforme a prescrição do nutricionista. O APP será utilizado pelo nutricionista para tal prescrição.
Todos esses materiais estão disponíveis no site do HBU (Hospital Beneficente Unimar) através do link e pelo Youtube
A apresentação da Nutrição Enteral semi-artesanal DellaVi contou com a participação da presidente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), Márcia Mesquita Serva Reis. Ela parabenizou a nutricionista Viviane Della Costa pelo desenvolvimento da pesquisa e ressaltou a importância desse trabalho nos cuidados com os pacientes que dependem dessa alimentação. “Muitas vezes os pacientes têm dificuldades em aceitar a nutrição enteral industrializada, ou até mesmo falta esse alimento, com falhas na entrega. Neste momento é importante ter uma opção saudável e de fácil acesso, como a Nutrição Enteral semi-artesanal DellaVi, ressaltou.
Segundo Márcia, a tese de mestrado de Viviane Della Costa mostra a preocupação da Unimar e do HBU com o bem-estar das pessoas. “Essa é a nossa missão, enquanto universidade e enquanto hospital. Apresentar soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.
Nutricionistas receberam uma cartilha, com todas as orientações sobre a Nutrição Enteral DellaVi
A nutricionista Úrsula Girotto destacou que a Nutrição Enteral semi-artesanal DellaVi vai ajudar muito as pessoas dos pequenos municípios, que não têm acesso à nutrição cedida pelo Poder Público. “Muitas vezes os pacientes das cidadezinhas pequenas ficam até 20 dias sem receber a nutrição e enfrentam grandes dificuldades. Com a Nutrição Enteral semi-artesanal DellaVi, esse problema pode ser resolvido, garantindo a alimentação dos pacientes. Eu até já tenho uma família para indicar essa nutrição”, relatou.
A professora doutora Cláudia Rucco, orientadora da tese de mestrado da Nutrição Enteral semi-artesanal DellaVi, ressaltou que o objetivo da mestranda Viviane foi garantir o acesso de uma nutrição enteral semi-artesanal que fosse nutricionalmente equilibrada e também de baixo custo para ser ofertada quando a nutrição enteral industrializada não estiver disponível.
Viviane agradeceu a presença das nutricionistas, da presidente da ABHU Márcia Mesquita Serva Reis, da diretora de ensino e pesquisa do HBU, Maria Elizabeth da Silva Hernandes Corrêa e da professora doutora Cláudia Rucco, sua orientadora. “Agradeço também a Unimar, por disponibilizar a estrutura do EAD (ensino à distância/canal 4) para gravação do vídeo e o laboratório de Técnica e Dietética do curso de Nutrição (coordenadora Mara Marconato) e principalmente o HBU, que possibilitou que, a partir de agora, todos tenham acesso à Nutrição Enteral DellaVi”, afirmou.