O HBU (Hospital Beneficente Universitário), da Unimar em Marília, referência para atendimento à epidemia do coronavírus na cidade, aboliu o uso da hidroxicloroquina no atendimento a pacientes com Covid.
O uso do medicamento foi definitivamente condenado pela SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) em informe divulgado na sexta-feira.
Em resposta ao Giro Marília, o HBU informa que “deixou de usar há algum tempo” e vai seguir a orientação da SBI para descartar cloroquina em qualquer das fases de atendimento.
“Foi usado no começo, porque era um protocolo comum, mas depois saíram novas diretrizes da Sociedade Brasileira de Infectologia e de Zoologia e da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva suspendendo o uso, o que foi cumprido pelo HBU”, diz o Hospital.
O Hospital das Clínicas, da Famema, que é a referência regional para atendimento a dezenas de cidades, recebeu o informe e já colocou a questão como tema para uma reunião da chamada Sala de Situação, um centro de coordenação do atendimento à epidemia criado pela instituição.