A reinauguração da Unidade de Cardiologia do HBU (Hospital Beneficente Unimar), que passa a funcionar integrada ao Hospital Oncológico Unimar, foi marcada por um pedido formal de credenciamento do serviço pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para ampliar rede de atendimento à população na cidade.
A superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, destaca que o objetivo é permitir que a população tenha acesso aos serviços e tratamentos cardiológicos disponíveis no HBU.
“Nós sabemos que os problemas cardíacos atingem um grande número de pessoas, mas nem todo mundo tem acesso a um serviço de qualidade”, destacou.
O pedido foi endereçado ao prefeito Daniel Alonso (PSDB) e entregue ao vice-prefeito Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL), que representou o chefe do Executivo.
Durante a cerimônia para um número restrito de pessoas, a fim de evitar aglomeração, o coordenador da Unidade de Cardiologia, médico Ricardo José Tofano, lembrou da feliz coincidência de a reinauguração estar ocorrendo no primeiro dia de setembro, que é conhecido como “mês do coração”.
Emocionada, Márcia Serva relembrou como começou a surgir a Unidade de Cardiologia, ainda quando o HBU tinha apenas três anos de funcionamento. Parabenizou todos os profissionais que ajudaram a fazer com que a estrutura chegasse até o estágio atual, com equipamentos de última geração e uma grande equipe de profissionais especializados.
Reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, agradeceu aos médicos e funcionários, desde o mais humilde. “Eu construí o prédio, a Márcia estruturou, mas vocês são a razão de tudo isso. A partir de agora, vocês (médicos) é que devem nos dizer o que precisamos fazer para melhorar o nosso ensino e nosso trabalho médico”, disse.
Cícero do Ceasa lembrou que ficou “internado” com o pai por 14 dias no HBU, para tratamento cardíaco. “Eu conheço bem essa estrutura. E parabenizo a família Serva, por cuidar da nossa população, na zona Norte, por meio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento”), destacou.
O vereador Elio Ajeka (PP), que representou o presidente da Câmara, Marcos Santana Rezende (PSD), ressaltou que não chamaria toda a estrutura instalada de hospital.
“Eu prefiro chamar de Casa de Saúde. Porque quando somos atendidos aqui, nos sentimos em casa, acolhidos, com conforto e limpeza”, disse.
O vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde, (PSB) representou o deputado estadual e líder do governo na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) Vinícius Camarinha. Ele destacou o trabalho desenvolvido pela família Serva, por meio da Unimar e do HBU, assim como a parceria com o deputado.
“Nós sabemos do empenho do deputado em conseguir os R$ 2,5 milhões para que a nossa cidade tenha o Pet Scan, aparelho importantíssimo no tratamento do câncer”, relatou Bigeschi.