Um sonho transformado em cinco torres, com muita tecnologia, pessoal extremamente qualificado e atendimento com base em atenção e acolhimento. É esta a apresentação básica do HBU (Hospital Beneficente Unimar) desde às 15h desta segunda-feira, quando foram inaugurados as áreas de Pet Scan e da Radioterapia do Hospital Oncológico Unimar.
As novas estruturas já tem atendimentos agendados e deve atingir público em diferentes cidades com tecnologia que o público só teria acesso em São Paulo e outros centros distantes.
“O mais importante: com pessoal preparado para tirar o melhor desses equipamentos e da tecnologia pela saúde e bem-estar do paciente. Hoje é o início de um grande projeto”, disse a superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis.
Começou com uma visão do reitor da Unimar (Universidade de Marília), Márcio Mesquita Serva, para a construção de um hospital que fosse suporte para a comunidade, toda a região e em especial ao cursos de medicina, enfermagem e todas as outras graduações em saúde na universidade.
Virou realidade pelas mãos das duas filhas, Márcia e Fernanda Mesquita Serva, que é a pró-reitora de Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar. Elas entregaram as novas alas e a nova torre ao lado da mãe, a vice-reitora Regina Lúcia Ottaiano Losasso Serva.
A solenidade teve ainda nomes importantes com toda a diretoria médica do hospital e o coordenador das fazendas Unimar, Júlio César Mesquita Serva.
“Estamos buscando parceria com grandes centros de oncologia para levar nossas melhores práticas, para trazer o que eles estiverem fazendo à nossa frente e para logo possamos estar aqui celebrando histórias de pacientes curados, bem atendidos, com acesso a tratamentos de ponta.”
O novo prédio tem toque do reitor, tanto pela imponência quanto pela tecnologia, inovações e um espaço muito diferenciado: um terraço solário, com espaço para observar o vale ou simplesmente desfrutar de momentos ao ar livre.
Já há projeto de ampliação. A UTI pediátrica, inaugurada com quatro leitos no ano passado, deve ser ampliada para oferecer dez leitos.
O médico Sergio Luís Affonso, coordenador da oncologia, disse que o momento é um divisor de águas no atendimento. “O que é entregue hoje à população, em termos de perspectivas, resultados, conforto, é uma coisa incrível”, disse.
Lembrou que só existe estrutura semelhante a muitos quilômetros de distância e além do bem-estar essa qualidade próxima reflete no resultado do atendimento. Não é uma inovação isolada.
Diretor do hospital, o médico Carlos reis ao lado do Pet Scan, equipamento com tecnologia de grandes centros
“Na verdade a estrutura vem em ascendência e não vai parar nisso, vem com preocupação de crescer com qualidade, passo a passo, para abrir mais portas, mais investimentos, novos passos.”
Vai ter suporte de todos os cursos de saúde e mais áreas em uma atuação multidisciplinar com a Unimar. “Inaugurar essa torre é um momento histórico, não só para o hospital mas para a universidade, e o grande volume de profissionais de alto padrão que vão estar neste espaço”, disse Fernanda Serva.
Há mais sonhos a realizar. “Ainda bem que temos o reitor, um grande sonhador, e que nós vamos sendo alimentados com esses sonhos e evoluindo cada vez mais.”
A vice-reitora Regina Losasso Serva destacou que sonhos são transformados em realidade assim, “tijolinho em tijolinho”. “O Márcio sempre foi um idealista e as meninas acham que herdaram isso dele: vamos fazer, vamos fazer.
“Para a cidade é muito importante, fortalece muito a estrutura de atendimento não só para a cidade como para toda a região. Cada vez mais se consolida como um polo de saúde. Essa força que a saúde de Marília tem é a união disso tudo e claro também do que a Unimar vem fazendo”, disse o prefeito Daniel Alonso.
A solenidade reuniu representantes de todos os grandes serviços da saúde, como a presidente da Maternidade Gota de Leite, Virgínia Balloni; a superintende licenciada do HC-Famema, Paloma Nunes Libânio, e o diretor da Santa casa, Márcio Mielo.
Envolveu momentos de emoção, como o depoimento da superintendente e duas homenagens muito especiais a uma assessora da direção, Rose, e á família de Ulysses Fecuri, um profissional reocnhecido em todo o país por seu trabalho na ampliação e popularização dos sistemas de radioterapia, falecido em fevereiro. Uma placa na nova ala lembra seu nome.
Entre os equipamentos, estrutura física, profissionais dedicados e impactados, há também arte, em murais produzidos por Jabah, muralista de Marília com trabalhos em diversas cidades e responsável por imagens que acolhem e incentivam.
É o caso da entrada da estrutura, com a imagem de uma criança que sopra bolhas de sabão que crescem em toda a parede e se tornam símbolos do movimento na vida, ou de orquídeas em um corredor de atendimento.
“Leveza. É essa a mensagem para que a pessoa possa ter momentos agradáveis desde a entrada, desde a recepção, às cores, espaços que não tenham uma imagem tradicional e fria de hospital”, diz “@jabah_art, que atua há 31 anos na área.
Teve ainda a participação dos voluntários de palhaçaria do @projeto_sorria, que leva humor, música e acolhimento a pacientes.
Veja abaixo mais imagens da inauguração na galeria de fotos e para fazer o download basta clicar na seta do lado direito inferior.