A Direção da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), da Unimed e do HBU (Hospital Beneficente Unimar) se reuniram para entrega de oito tabletes, modelo Mutilaser, que serão utilizados para implantar o Programa de Televisitas.
Segundo a superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), Márcia Mesquita Serva Reis, por meio desse trabalho, pacientes com covid-19, que não podem receber visitas, poderão ter contato com seus familiares, que ficam aflitos por notícias.
“Da mesma forma, a psicóloga do hospital também conversa com os familiares, tranquilizando-os e prestando apoio emocional e psicológico neste momento tão difícil que todos estão atravessando”.
Márcia ressaltou que tem sido muito difícil prestar o atendimento humanizado, diante dos protocolos definidos pelo Ministério da Saúde, que prevê o isolamento do paciente, longe de seus familiares.
“Diante disso, a inciativa da Acim, juntamente com a Unimed, vem criar um mecanismo de comunicação entre os pacientes e seus familiares. E o HBU foi além, colocando a psicóloga para falar com a família, que também necessita de apoio neste momento”, destacou.
A superintendente fez questão de agradecer ao presidente da Acim, Adriano Martins e ao presidente da Unimed-Marília, doutor Cleber Baldelin, pela iniciativa de incluir o HBU nesse programa que beneficiou também outros hospitais da cidade.
Adriano Martins ressaltou que atendeu a sugestão dos associados da entidade, que sugeriram ajudar os hospitais. “Nós buscamos parceiros e prontamente a Unimed se dispôs a colaborar, por isso também agradecemos ao presidente Baldelin, por essa iniciativa”, explicou.
O presidente da Acim ressaltou ainda que o programa “Televisitas” ameniza o sofrimento dos pacientes e dos familiares. “Neste período de pandemia, em que o ambiente hospitalar é o mais delicado e que as vítimas do Covid-19 ficam em total isolamento, este programa ameniza o desconforto do paciente e familiares”, disse
Cleber Baldelin buscou o 7º Princípio Cooperativista, que prevê atender a comunidade, para explicar o envolvimento da Unimed (Cooperativa de Trabalhos Médicos), no projeto de doação dos tabletes. “Diante disso, participamos da iniciativa da Acim, nesta parceria, visando atender, assistir às famílias e os pacientes que estão internados devido ao problema do novo coronavírus na nossa cidade”, destacou.