O Hospital Beneficente Unimar recebeu neste domingo remessa de kits intubação e outros insumos prometidos pela Direção Regional de Saúde para gaantir atendimento a pacientes com quadros mais graves de Covid-19.
A preocupação com falta dos insumos chegou a provocar uma liminar da Justiça Federal para obrigar o Estado e a União a fornecer material ou transferir pacientes.
A remessa do material avia sido prometida na quarta-feira. Na quinta o Ministério Público Federal conseguiu a liminar, que acabou suspensa por uma decisão do Tribunal Regional Federal em São Paulo no sábado (3).
O HBU é referência municipal para atendimento a casos de Covid. Oferece 85 leitos pelo SUS (40 UTIs e 45 leitos clínicos) e 42 litos particulares ou de convênios (22 UTIs e 20 clínicos).
Os chamados kits Covid são formados por medicamentos que envolvem anestésico local (sequência rápida de intubação), ansiolítico, bloqueador neuromuscular (manutenção da intubação, e para sequência rápida de intubação), fármaco antídoto, fármaco para controle do delírio, fármaco para sedação contínua, fármaco para analgesia, fármaco vasoativo, e sedativo
Um ofício encaminhado pelo HBU ao MPF aponta risco de desabastecimento dos produos a partir de segunda-feira. Uma decisão em platão judiciário na Justiça Federal de Marília determinou que o governo do Estado e a União fornecessem os medicamentos ou indicasse vagas para transferir os pacientes.
A decisão do TRF para derrubar a liminar foi tomada pela Turma de Plantão do Tribunal a pedido do governo do Estado e não extingue o processo ou a discussão, mas interrompe a obrigação imediata de atendimento aos pacientes no HBU.