Marília

HBU renova ‘parque tecnológico’ do SUS com repasses federais

HBU renova ‘parque tecnológico’ do SUS com repasses federais

O HBU-Hospital Beneficente Unimar comprou equipamentos para recompor o ‘parque tecnológico’ destinado ao atendimento de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

O hospital passa a contar com microscópio cirúrgico, aparelho de anestesia, sistema de vídeo endoscopia (muito utilizado nos procedimentos de videolaparoscopia), focos cirúrgicos, elevador de transposição, carrinhos de emergência, camas elétricas, dez ventiladores pulmonares (respiradores) e uma calandra, máquina usada na lavanderia.

Segundo Márcia Mesquita Serva Reis, superintendente HBU, os equipamentos vão beneficiar os atendimentos em diferentes especialidades, por meio do SUS.  Um exemplo é o Sistema de Vídeo Endoscopia (videolaparoscopia).

“O HBU é referência em cirurgias bariátricas para o SUS e cirurgias do aparelho digestivo e sempre que possível de acordo com a indicação e necessidade de cada paciente, realizamos essas cirurgias por vídeo para diminuir os riscos cirúrgicos e o tempo de internação; daí a importância de adquirir esse aparelho”, ressaltou Márcia.

Outro item importante adquirido por meio das emendas é o elevador de transposição. “Garante maior conforto e segurança aos pacientes que vão passar por procedimento bariátrico, além do auxílio para a equipe de profissionais que assistem esses pacientes”, explicou.

A aquisição foi possível graças a R$ 2,8 milhões destinados por meio de emendas parlamentares pelos deputados federais Sinval Malheiros, Milton Monti, Guilherme Mussi e Walter Ihoshi ao Hospital.

A equipe do HBU está passando por treinamentos, para aproveitar ao máximo o que os aparelhos podem oferecer. Neste sentido, foi realizada uma orientação para a utilização do microscópio cirúrgico OPMI Sensera Zeiss, muito utilizado por neurocirurgiões e por otorrinolaringologistas.

Entre outras vantagens, o sistema dispensa a troca de lentes durante as cirurgias, algo comum nos modelos utilizados até então. Também permite que dois cirurgiões acompanhem simultaneamente a operação.

Para o neurocirurgião Ruy Okaji, que atua no HBU desde 2004, com a aquisição deste equipamento, haverá uma melhora sensível na qualidade das técnicas cirúrgicas, oferecendo menor risco possível ao paciente.

O neurocirurgião Osmi Hamamoto, que integra o HBU desde sua inauguração, diz que o microscópio promoverá uma diminuição na duração dos procedimentos e maior precisão.