O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA completa neste dia 6 de maio cinco anos de transformação em autarquia de saúde do Estado de São Paulo e de espera um prometido concurso para reorganização e estruturação do quadro de funcionários.
Com 54 anos de história, o HC de Marília se tornou centro de um complexo de atendimento médico vinculado à Famema (Faculdade de Medicina) e a transformação em autarquia deu autonomia de gestão, recursos e avanços para a estrutura.
Mas não resolveu situações graves, como a complicada estrutura de organização que envolve o Complexo Famema: duas autarquias, ligadas a duas secretarias estaduais diferentes e vinculada a duas fundações de gestão de pessoal e outros procedimentos.
Em comunicado oficial sobre a data, o HC diz que nos cinco anos avançou em medidas como sistematizar processos de trabalho, renovação do seu parque tecnológico, qualificação de profissionais e investimentos em qualidade e segurança dos pacientes.
O complexo de hospitais – HC, Materno Infantil e São Francisco -, além de ambulatórios, Hemocentro e Centro Lucy Montoro, entre outras estruturas, atende população de 1,2 milhão de pessoas em 62 municípios.
“Comemoramos os cinco anos com resultados significativos que nos apontam que estamos no caminho certo. Continuamos focados nos nossos desafios, reafirmando nosso empenho em ser um referencial de excelência em gestão, reconhecido pela qualidade da assistência à saúde e práticas inovadoras para o desenvolvimento humano e social”, diz a superintendente do HCFamema, Paloma Libânio.