Uma solenidade com participação de 20 funcionários do Hospital das Clínicas da Famema em Marília lançou na cidade no início desta terça o programa de imunização contra a Covid para profissionais da saúde.
Pouco antes da vacinação, o governo de São Paulo, responsável pela distribuição da vacina e gestão do HC, divulgou em comunicado que devido a inclusão da vacina do no Programa Nacional de Imunização (PNI), o cronograma vai seguir o Ministério da Saúde, que ainda vai divulgar as datas e os próximos grupos prioritários.
“Os profissionais da saúde de referência no combate à pandemia e integrantes de populações indígenas e quilombolas continuam sendo vacinados na Grande SP e no interior do estado”, disse o governo.
O início do programa de imunização estava marcado para 13h, mas só começou depois de 13h30 à espera da participação do governador João Doria, que antes de Marília acompanhou vacinação em Ribeirão Preto e Rio Preto. Doria chegou por volta de 13h40 ao local de vacinação, montado no saguão de entrada do HC.
A comitiva envolveu segurança, jornalistas e políticos da região com algumas situações de aglomeração e abandono do isolamento.
A técnica de enfermagem Francine Rita de Cassia Domingues Viana, 32 anos, que atua no HC há quatro anos; foi a primeira profissional imunizada. O HC listou 20 profissionais para a abertura do processo de vacinação.
O Estado distribui nesta terça-feira (19) mais de 305 mil doses da vacina para 28 locais das regiões da Grande São Paulo, Sorocaba e Vale do Paraíba. Deve divulgar diariamente cronograma e cidades com mais doses para a saúde.
Segundo o comunicado, no decorrer desta semana, as 645 cidades receberão seus quantitativos iniciais. Diariamente, a Secretaria divulgará os próximos destinos e quantitativos, dando transparência aos estoques previstos para cada local.
A divisão das grades foi baseada no quantitativo proporcional de vacinas previsto para São Paulo conforme o PNI. O total de 1,5 milhão de doses é a referência para trabalhadores de saúde baseado na última campanha de vacinação contra a gripe. Esta mesma referência é utilizada para cálculo das grades regionais e para cada cidade.