O Hospital das Clínicas de Marília divulgou nesta quinta-feira uma versão atualizada do plano de contingência para enfrentamento do coronavírus que inclui espera de móveis e equipamentos para ativar 12 novos leitos de UTI, compra e pedidos de testes para suspeitas e pedido para fornecimento de hidroxicloroquina.
Os 12 novos leitos seriam somados a outros 20 já disponibilizados – dez para uso pela central de regulamentação – e dez em uso pelo HC todos já prontos para atendimento.
O novo plano, mais detalhado que a versão anterior, indica ainda que o hospital vai comprar nos limites de seu orçamento e pedir à Regional de Saúde mais kits de testes para casos suspeitos.
Também acompanha a última decisão do comitê municipal de enfrentamento à doença e indica pedido para que a Regional forneça doses de hidroxicloroquia, um medicamento em uso para malária que deve ser usado em pacientes a partir do quinto dia de internação.
O plano de contingência apresenta ainda detalhes sobre a estrutura em outras unidades, como definição de alas de atendimento no Hospital Materno-Infantil e regulamentação do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Prevê medidas desde controle de desperdício até procedimentos de esterilização para aproveitar as chamadas máscaras N-95, as mais completas na prevenção.
O estudo regulamenta a atuação de uma Sala de Reunião que será responsável pelo acompanhamento dos serviços, tomada de novas medidas e aplicação do plano.
Acesse aqui a íntegra do plano divulgado pelo hospital