Marília

HC marca e cancela cirurgia três vezes e paciente protesta: ‘cansada’

HC marca e cancela cirurgia três vezes e paciente protesta: ‘cansada’

A paciente Vitória Salvino, internada no Hospital das Clínicas desde o dia 11, divulgou na noite desta quinta-feira um desabafo em redes sociais em que diz estar “psicologicamente cansada” depois que uma cirurgia ortopédica foi marcada e cancelada três vezes.

Em todos os casos a paciente foi submetida a longos períodos de jejum e expectativa de atendimento. Na última vez, nesta quinta, chegou a ser levada para o centro cirúrgico, de onde foi retirada sob alegação de que haveria uma cirurgia de emergência.

“Aguardando o milagre da cirurgia no mundo Complexo Famema”, diz o título do protesto, que aponta 25 dias de espera pela cirurgia desde a primeira vez em que ela foi marcada.

Vitória é funcionária do Complexo Famema. Além da espera, a família denunciou uma situação de desconforto que atinge outros 18 pacientes: uma ala com apenas um banheiro e sem ventiladores.

A paciente sofreu um acidente no dia 23 de dezembro e sofreu lesão grave no punho. A primeira cirurgia foi marcada para o dia 2 de janeiro.

Vitória foi orientada a se apresentar no Ambulatório Mário Covas, onde foi preparada para a cirurgia, colocada em jejum e após longa espera encaminhada para casa sem o procedimento.

No dia 11 foi internada em um leito de observação – não havia vagas em leitos regulares – e colocada em jejum para a cirurgia que não veio. Para piorar, quando foi confirmado o cancelado o hospital havia encerrado o serviço de alimentação e ela acabou em um jejum de 30 horas.

A superintendente do Hospital, Paloma Libânio, disse em resposta à publicação que a Diretoria Técnica do Hospital está levantando os detalhes e orientou a família a procurar o órgão.

“Infelizmente estávamos com equipamento Intensificador de imagem quebrado, mas já locamos outro para as cirurgias não pararem. E no dia de ontem teve uma urgência que acabou entrando no lugar. Mas já estamos verificando”, explicou a diretora.

O HC distribuiu comunicado em que aponta medidas para regularizar o atendimento, acusa problemas com um equipamento e anuncia até transferência de pacientes- veja aqui