Marília

HC recebe pacientes de 15 cidades e discute recursos com comitê regional

HC recebe pacientes de 15 cidades e discute recursos com comitê regional

Um dilema histórico do Hospital das Clínicas de Marília ganhou uma discussão especial com a crise do coronavírus: a participação de prefeituras da região no suporte ao atendimento, que ganha interesse especial com a necessidade de equipamentos, material de proteção e uso diário.

O último boletim de acompanhamento da epidemia divulgado pelo hospital com dados de sábado, dia 25, mostra que o HC já atendeu 27 pacientes de outras 15 cidades.

A UTI do Hospital registrava no sábado seis pacientes internados – com dois casos confirmados de coronavírus – dos quais cinco vieram de cidades vizinhas; Quatá (2), Garça (2) e Echaporã (1). Havia ainda um paciente de Guarantã na enfermaria de adultos e um de Garça na enfermaria pediátrica.

O HC já anunciou diferentes campanhas de arrecadação de material como máscaras, luvas, lençóis e toalhas para garantir os protocolos de prevenção ao coronavírus.

Procurada para falar sobre a participação da região neste suporte, a diretoria do hospital evitou detalhes mas disse que tem buscado resposta das prefeituras,

“O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA informa que tem participado semanalmente do Comitê Regional do DRS (Departamento Regional de Saúde), coordenado pelo DRS e composto por representantes dos 62 municípios”, diz o hospital.

A diretoria diz ainda que “todas as pactuações e decisões para o melhor enfrentamento da pandemia da COVID-19 são realizadas nessas reuniões semanais”, mas não aponta o que tem solicitado e nem as respostas das prefeituras.