Marília

Hemocentro aproveita campanha com famosas para atrair doações de sangue

Hemocentro aproveita campanha com famosas para atrair doações de sangue

O Hemocentro de Marília lançou uma nova corrente para doações de sangue na cidade e vale até aproveitar dica de famosas. Com imagens das irmãs cantoras Silmaria e Simone, que estrelam campanhas de atração de doadores, a nova iniciativa revela estoques em situações alarmante.

Balanço divulgado pelo órgão mostrou que o estoque de sangue tipo AB negativo está zerado. Há apenas dez bolsas de sangue O negativo. E cirurgias eletivas começam a entrar em riscos.

Redes sociais, telefonemas e correspondências integram os contatos da equipe de captação de doadores de sangue. O objetivo é manter a estabilidade dos estoques sanguíneos.

A semana com chuva, baixa temperatura e aumento no número de acidentes de trânsito evidenciou componentes que contrastam a necessidade da demanda de sangue para cirurgias com o baixo comparecimento do doador ao Hemocentro. A assistente social do Hemocentro Lucimara Custódio Faustino confirma a possibilidade de cancelamento ou adiamento de cirurgias.

“Estamos em um período com grande demanda de bolsas de sangue, entretanto o número de doações caiu. Mobilizamos as pessoas para que venham ao Hemocentro doar. Nossos estoques de bolsas dos tipos sanguíneos negativos estão em alerta. Cirurgias podem ser desmarcadas pela falta de sangue”.

Para doar sangue é preciso pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, apresentar bom estado de saúde, não estar fazendo uso de nenhum tipo de medicamento, ter dormido bem na noite anterior e evitar o consumo de bebida alcoólica.

O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no Bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h de segunda a sábado. Mais informações pelo telefone 3402-1850.