O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue será comemorado neste sábado, dia 25 de novembro, no Hemocentro da Famema, com café da manhã e apresentações culturais.
A equipe de captação de doadores do Hemocentro vai aproveitar a data para agradecer a população pelo compromisso na doação de sangue durante todo o ano. “Essa data é considerada a mais importante do calendário da hemoterapia nacional. Queremos demonstrar aos doadores a nossa gratidão pelos seus atos de solidariedade na doação de sangue”, enfatiza a assistente social do Hemocentro, Dayane Galletti. O café da manhã e as apresentações musicais e teatrais ocorrerão no horário de funcionamento do Hemocentro, das 7h00 às 13h00.
O Hemocentro continua em alerta pelos baixos estoques de sangue. Os tipos negativos são os que mais preocupam a equipe de captação de doadores de sangue. “Desde o início desta semana, o número de doadores que tem comparecido ao Hemocentro diariamente, é de 40. Portanto, essa realidade é preocupante, considerando que o ideal é 60 doadores/dia. Estamos preocupados também porque ocorre uma queda no do tipo sanguíneo O negativo”, completa Dayane Galletti.
Números
No ano passado, no Dia Nacional do Doador de Sangue foram 114 doações confirmadas. Para esse ano, a expectativa é de que o número chegue a 150 doações.
O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no Bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h de segunda a sábado. Mais informações pelo telefone 3402-1850.