Marília

Hora de abrir a caixa preta – Vinícius nomeia comissão para transição

Hora de abrir a caixa preta – Vinícius nomeia comissão para transição

Quase um mês depois do pedido oficial de indicação e um dia depois de um apelo público, o prefeito Vinícius Camarinha publicou no Diário Oficial deste sábado os nomes da comissão que vai representar a atual administração na transição de governo.

A medida segue lei municipal de 2012, que prevê a cada eleição um processo de transição democrática de governo para permitir que os novos eleitos conheçam a realidade das contas, receita e condições gerais da administração municipal.

Além da demora ´na indicação dos representantes da prefeitura, a transição deste ano é marcada pelas suspeitas de que a futura administração vá encontrar um rombo financeiro, excesso de compromissos, perda de receita e dificuldade em investir e cumprir a lei de responsabilidade fiscal.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o futuro secretário da fazenda e um dos membros da comissão de transição, Levi Gomes, projetou rombo de no mínimo R$ 320 milhões nas contas municipais.

Além de Levi, o prefeito eleito Daniel Alonso será representado pelo auditor do Trabalho e vereador eleito José Luiz Queiroz, pelo advogado Alyssom Alex Souza e Silva e por Luís Fernando ROim.

Vinícius Camarinha será representado pelo atual secretário da Fazenda, Sérgio Moretti, pelo procurador jurídico do município, Gustavo Costilhas, pelo secretário da Saúde, Hélio Benetti, e pelo diretor de informática da gestão, Carlos Henrique Casarini.

A nomeação da comissão não indica dats ou prazos para o trabalho que envolve levantamento de contratos, contas a pagar, valores a receber, atual custo da folha de pagamento, impacto do projeto de Plano de Carreira, condições de investimentos nas redes de saúde e educação entre outros.

Descontados finais de semana e feriados, a comissão terá pouco mais de 30 dias de prazo para fazer todo o levantamento e permitir ao prefeito eleito planejar medidas de contenção de gastos, reorganização de finanças ou renegociação de contratos com dívidas, como ´o caso da limpeza pública.