O Hospital Beneficente Unimar (HBU), destaca-se pelo seu programa de residência médica, que oferece um diferencial na formação dos futuros médicos. As inscrições para a seleção pública do programa de residência médica estão abertas e devem ser feitas pelo site www.abhu.com.br, até o dia 24 de novembro. A prova teórica escrita, que é a primeira fase da seleção, será realizada no dia 12 de dezembro. Posteriormente, haverá a análise de currículo dos candidatos.
O médico e docente da Universidade de Marília (Unimar), João Paulo Pilon, presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme) da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), destaca a excelente estrutura ofertada pela Instituição para atender aos alunos.
“A residência médica é um requisito essencial para os estudantes de Medicina da Unimar e o HBU oferece uma oportunidade única para os residentes iniciarem suas atividades práticas, já nos primeiros meses do programa. Esse diferencial é de suma importância para a formação dos futuros médicos, especialmente para aqueles que desejam atuar no interior de São Paulo”, destacou.
Trata-se de um programa teórico-prático de grande importância. O processo seletivo será um diferencial na vida dos residentes, uma vez que é focado tanto em médicos recém-formados quanto naqueles que já estão atuando e buscam uma especialidade.
Todos os programas de residência médica do HBU são reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica e pelo Ministério da Educação (MEC). “Isso garante a qualidade e o reconhecimento dos programas oferecidos”, ressaltou.
Dentre as especialidades disponíveis, destacam-se anestesiologia, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia obstétrica, medicina de família e comunidade, ortopedia, radioterapia, radiologia e medicina intensiva (UTI).
“Como pré-requisitos, é necessário ter formação em cardiologia clínica, cirurgia do aparelho digestivo ou neonatologia, dependendo da especialidade escolhida. As especialidades oferecem diversas áreas de atuação, tanto dentro do hospital quanto em ambulatórios de especialidades e unidades de atendimento, como unidades de saúde do município e UBS. É nesses locais que os residentes terão a oportunidade de realizar seu treinamento e aperfeiçoamento”, finaliza Pilon.