Em reunião realizada na DRS – IX (Direção Regional de Saúde) definiu a estratégia de atuação do sistema de saúde de Marília no atendimento à Covid-19. Durante a reunião ficou acertado que a ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário) será a primeira referência em atendimento aos pacientes com sintomas de Covid-19 de Marília.
Essa medida foi adotada porque a instituição colocou à disposição do SUS (Sistema Único de Saúde), 30 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e 40 leitos de enfermaria para atendimento aos pacientes do Covid-19 e o HC (Hospital das Clínicas) ficou como primeira referência para atendimento às cidades da região no enfrentamento da pandemia.
Segundo a superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), Márcia Mesquita Serva Reis, a ABHU praticamente se dividiu em dois hospitais, inclusive com construções de paredes, dividindo a área branca da área roxa, para garantir o atendimento a todos os pacientes com total segurança.
“Criamos a Área Roxa, que vai atender exclusivamente os pacientes que forem encaminhados à unidade para atendimento de Covid-19. A estrutura montada garante total isolamento, para evitarmos assim qualquer risco de contágio da doença aos demais pacientes que estão sendo atendidos por outras especialidades na Área Branca. É como se tivéssemos dois hospitais em um”, explicou Márcia.