O Hospital Universitário da Unimar e o médico e deputado federal Sinval Malheiros (Podemos) anunciaram nesta segunda-feira em Marília o credenciamento da instituição para realizar cirurgias bariátricas – de redução de estômego e controle de obesidade – pelo SUS (Sistema Único de Saúde (SUS). A primeiras cirurgias devem ser realizadas ainda neste mês de julho, segundo a direção do hospital.
“Um deputado, que é médico, conhece as necessidades e as complicações que existem na área da saúde. O deputado nos pediu que déssemos atenção também aos pacientes da região, principalmente, de cidades que não possuem estrutura hospitalar”, esclareceu a diretora do Hospital, Márcia Mesquita Serva.
A convite da diretoria do Hospital Universitário, Malheiros será o responsável por realizar a primeira cirurgia na cidade, já com o credenciamento ativo.
“A cirurgia de obesidade pelo SUS existe em poucos lugares do estado. As pessoas mais humildes precisam desta atenção e deste cuidado. Estamos nos preparando para participar do início desta história, realizando a primeira cirurgia bariátrica, já com o credenciamento do SUS”, explicou Malheiros.
A secretária de saúde, Kátia Santana, que acompanhou o anúncio oficial do credenciamento, destacou previsão de eliminar filas de espera de cirurgias bariátricas e fez novas solicitações ao deputado Malheiros.
“Hoje a fila de espera para procedimentos bariátricos é bastante grande. Com este credenciamento iremos iniciar um atendimento de qualidade e buscando, novamente, o apoio do deputado para a liberação de verbas, para podermos intensificar estes procedimentos”, disse.
Antes de se dirigir ao Hospital Universitário, o deputado se reuniu com o prefeito Daniel Alonso (PSDB) e com o presidente da Câmara dos vereadores, Delegado Wilson Damasceno (PSDB). O anúncio no hospital contou com os vereadores Evandro Galete e João do Bar.