O Hospital Universitário da Unimar vai atender dezenas de pacientes que há pelo menos dois anos aguardam cirurgias ortopédicas em Garça. O serviço visa reduzir a fila de espera, que tem pelo menos 85 pessoas.
As cirurgias serão remuneradas com um repasse especial de recursos do SUS e devem ser iniciadas nesta sexta-feira. Nesta etapa serão atendidos os casos de média complexidade. Não foram divulgados detalhes sobre os procedimentos. Ainda assim, a fila não deve ser totalmente zerada.
De acordo com a secretária de Saúde, Paula Miralla, Garça conquistou uma verba de R$ 54 mil do Ministério da Saúde para a realização a ampliação do acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos.
“A gestão identificou que a maior demanda reprimida de cirurgias eletivas são as de ortopedia, por isso essa foi nossa opção, cirurgias de ortopedia de média complexidade. Há uma lista de mais ou menos 85 pacientes aguardando há mais de dois anos em alguns casos. Para dar uma vazão e resolutividade no maior número de casos, visto o recurso limitado, a Secretaria de Saúde firmou parceria com a Unimar para realização dos procedimentos”, destacou Paula.
Segundo a Portaria do Ministério da Saúde, os procedimentos da estratégia, que visa à redução no tempo de espera por cirurgias, poderão ser realizados por meio do atendimento de rotina e por meio de mutirões.
O Departamento de Regulação, Avaliação e Controle, está entrando em contato com os pacientes que estão na lista de espera, aguardando os procedimentos, para agendamento das cirurgias.