Os pacientes atendidos pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HC/FAMEMA vão poder requerer exames de imagem, diagnósticos e procedimentos 24 horas por dia em um local único. O espaço foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (28). O espaço recebeu o nome do Dr. Rubens Augusto Brazil Silvado”, falecido em 2008.
O Espaço de Diagnósticos e Procedimentos “Dr. Rubens Augusto Brazil Silvado” atenderá os Serviços de imagem e Procedimentos de Diagnósticos e Terapêuticos atendendo as especialidades de gastroenterologia, otorrinolaringologia, cabeça e pescoço, cirurgia torácica e urologia. Dentre os procedimentos estão a endoscopia, colonoscopia, nasofibroscopia, laringoscopia, gastrostomia, dilatação de esôfago, broncoscopia, implante de cateter de duplo J, citoscopia e retirada, entre outros procedimentos.
Dr. Rubens Silvado trabalhou 34 anos na Famema e no HC. Ele faleceu em 26 de setembro de 2008. Ele era professor da disciplina de gastroenterologia, e também do diretor da Pós-Graduação da Famema. Ele foi vítima de câncer de próstata aos 66 anos.
Natural de Niterói, Rio de Janeiro, Rubens Silvado formou-se médico em 1970, na Universidade Gama Filho, especializou-se em Cirurgia do Sistema Digestório, e recebeu o título de doutor em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Rubens Silvado veio a Marília em 1971, quando o saudoso médico Akira Nakadaira fazia os primeiros exames de endoscopia da América Latina.
Passou um período no Japão na especialização em Detecção Precoce e Tratamento do Câncer Gástrico, na Nihon University, em Tóquio.
Na sua trajetória até chegar à Direção de Pós-Graduação da Famema, o médico foi preceptor de residentes, chefe da disciplina de Clínica Cirúrgica e Diretor do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas.
Além de diretor, Rubens Silvado foi chefe da disciplina de Cirurgia do Sistema Digestório no extinto Departamento de Cirurgia da Famema.