
Marília - O Hospital Oncológico Unimar (HOU) iniciou atendimentos a pacientes com o equipamento PET-CT do SUS (Sistema Único de Saúde) em procedimento que muda a oncologia na região.
Oferece Tomografia por Emissão de Pósitrons associada à Tomografia Computadorizada. Permite diagnósticos mais precisos e tratamentos oncológicos mais eficazes, beneficiando diretamente os pacientes de Marília e das 62 cidades que compõem a região.
A superintendente do Hospital Beneficente Unimar, Márcia Mesquita Serva Reis, destacou a relevância dessa conquista.
” A chegada do PET-CT representa mais do que um avanço tecnológico. É a garantia de acesso a um diagnóstico mais preciso e a um tratamento mais eficaz para todos, em especial aos pacientes SUS. Estamos orgulhosos em poder oferecer esse cuidado com qualidade, acolhimento e responsabilidade social”, afirmou.
O PET-CT é reconhecido por sua capacidade de detectar precocemente tumores e avaliar com precisão a extensão da doença, além de monitorar a resposta ao tratamento.
“Tecnologia de ponta”
Ao combinar imagens metabólicas e anatômicas, o equipamento oferece uma visão detalhada que aprimora a tomada de decisões clínicas.
O especialista em medicina nuclear do HBU, Rodrigo Rizzo Nogueira Ramos, ressaltou a importância dessa expansão.
“Hoje é um dia de comemoração para o Hospital Beneficente Unimar, com este completo Centro Oncológico, e principalmente para a população de Marília. Agora podemos atender os pacientes do SUS e oferecer esta nova tecnologia. Uma conquista que proporciona diagnósticos mais precoces e, consequentemente, tratamentos mais individualizados e com resultados mais favoráveis”, explica.
Além da introdução do PET-CT, o HOU ampliou recentemente os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), reforçando seu papel como referência regional em oncologia.
Essa expansão permite que pacientes da rede pública tenham acesso a tratamentos de alta complexidade sem a necessidade de deslocamentos para outros municípios.
“Exame sem ter que ir a Jaú”
A paciente oncológica atendida pelo SUS, Gláucia Costa, compartilhou sua experiência ao realizar o exame de PET-CT no Hospital.
“A gente fica ansiosa e feliz de saber que aqui em Marília já tem esse atendimento, o qual está superando as expectativas. Equipe maravilhosa, como todos são bem atenciosos desde a chegada, uma infraestrutura diferenciada e a facilidade de realizar o exame, sem ter que ir a Jaú”, destaca.
A integração do PET-CT ao atendimento oncológico do Hospital Oncológico Unimar representa mais um avanço significativo no combate ao câncer na região.
Com essa tecnologia, a instituição reafirma seu compromisso em oferecer atendimento humanizado e de excelência, utilizando recursos de ponta para promover a saúde e o bem-estar da comunidade.