A Associação Beneficente Hospital Universitário, entidade responsável pela direção do Hospital da Unimar em Marília, será responsável pela gestão e atendimento médico a pacientes na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona norte de Marilia, a ser inaugurada nos próximos dias.
A ABHU foi escolhida em processo de licitação promovido pela Prefeitura, que implanta a UPA em convênio com o governo federal. A Unidade deve substituir o atual PA da Zona Norte, único serviço público municipal de atendimento 24h, que está sobrecarregado.
O PA é totalmente mantido pela prefeitura através dos atuais convênios de repasses do SUS. A inauguração da UPA deve permitir novas linhas de convênios e aumentar em até 50% o volume de serviços a serem prestados.
A UPA é apresentada pela administração como um mini-hospital com capacidade de atender aproximadamente 300 mil habitantes. Vai oferecer 20 leitos de observação e atende especialidades como pediatria, ortopedia, odontologia e clínica geral, entre outras.
O atendimento no hospital deve representar investimentos mensais do SUS na faixa de R$ 1 milhão a R$ 1,5 milhão nas primeiras fases.
O contrato leva para a UPA experiência da associação em atuação no Hospital da Unimar, inaugurado há 16 anos, além da estrutura e profissionais dos cursos mantidos pela universidade na área de saúde, como medicina, enfermagem, nutrição, odontologia e outros.
A associação vai atuar em formato de OSS (Organização Social de Saúde), um modelo recente de parceria com a iniciativa privada adotado em instituições de saúde e ensino em diversas cidades. Em todo o Estado, as OSS já respondem por hospitais, ambulatórios de especialidades, centros de referência do idoso e de reabilitação.