Nesta terça-feira, dia 28, a Igreja Católica comemora do dia de São Judas Tadeu, considerado o Santo das Causas Impossíveis. Em Marília, as festividades começaram no dia 19, com uma novena, e terminam hoje com uma missa, a partir das 19h30 na paróquia de São Judas e uma procissão, com a presença do Bispo Emérito de Marília, Dom Osvaldo Giuntini.
De acordo com o padre Márcio Antônio de Souza, 42, este ano é a primeira vez que a data será comemorada separadamente da paróquia de São Sebastião. Ele disse que a expectativa é de cerca de mil pessoas na procissão que percorrerá as ruas do bairro. Foram realizadas várias missas ao longo desta terça-feira. Hoje ainda serão celebradas mais três missas: às 15h, às 17h30 e 19h30.
“A novena tem como objetivo preparar a festa do santo, evidenciando temas da vida de São Judas para os dias de hoje”, disse padre Márcio. De acordo com ele, São Judas foi um dos apóstolos escolhidos e viveu com Jesus Cristo e passou a ensinar às demais pessoas a doutrina Cristã. Ele também teve importante presença missionária na defesa, em especial, dos mais pobres, marginalizados e perseguidos.
Fotos Nilo Pavarini/Giro Marília
Padre Márcio Antonio de Souza, da Paróquia São Judas
“E como santo, São Judas representa um socorro espiritual para os devotos que pedem ajuda a ele junto a Cristo. Ainda não sei o motivo que o tornou aqui no Brasil o santo das causas impossíveis, mas isso ficou mais popular por aqui. Em outros países, São Judas não é lembrado nessas horas, e aqui temos também Santo Expedito e Santa Edwiges, como intercessores nessas ocasiões”, explicou ele.
Santo
São Judas Tadeu era natural de Caná da Galiléia, na Palestina, era primo de Jesus e irmão de Thiago,outro dos apóstolos. Alfeu, seu pai, era irmão de José, pai de Jesus. A mãe de São Judas, Maria Cléofas, era prima-irmã de Maria Santíssima. É simbolizado sempre com o livro, que o representa como um pregador da Palavra, e a machadinha, com a qual foi morto. Os restos mortais do discípulo, que por muito tempo ficaram guardados no Oriente Médio e na França, foram definitivamente transferidos para Roma, na Basílica de São Pedro.
Devoção
Mayra CUnha, estudante e devota
Muitos fiéis estiveram ao longo do dia na paróquia para comemorar o Dia de São Judas e depositar seu pedido junto a imagem do santos. “Esse é um dia muito importante para os fiéis da nossa paróquia, na minha vida, minha família participou da novena e esperamos muitas intercessões em nossas vidas por parte de São Judas”, disse a estudante Mayara Alves Cunha, 21.
Thamyres, devota de São Judas
“Ele é o santo das causas impossíveis e temos testemunhos aqui na comunidade sobre isso, de graças alcançadas por conta da devoção a São Judas Tadeu. Por mais que aos olhos humanos seja impossível, aconteceu. Na minha família mesmo tem casos desse tipo, com minha mãe, meu marido”, afirmou a professora Thamyres Dias de Almeida, 26.