Dois dias de Imersão Pedagógica marcaram o início do ano letivo na Universidade de Marília (Unimar). Organizado pela Pró-reitoria de Graduação, o evento reuniu coordenadores e professores dos cursos de graduação e pós-graduação, dos ensinos presencial e a distância, que participaram de palestras e minicursos voltados ao desenvolvimento de novas habilidades relacionadas à utilização de tecnologias na área educacional.
Segundo o Pró-reitor de graduação, Prof. José Roberto Marques de Castro, a Imersão é muito importante para o trabalho que desenvolvemos na área pedagógica e acadêmica. “Isso porque, traz novas metodologias de ensino, novas experiências e troca entre os palestrantes e o corpo docente. Nós começamos com a imersão em 2023 e obtivemos um resultado muito favorável. Fizemos várias oficinas com inovações pedagógicas, inovações de metodologia e vai agregar na melhoria de qualidade, porque nós buscamos sempre oferecer a excelência e é exatamente isso que nossos professores estão recebendo para transmitir aos seus alunos”, destaca.
A Imersão Pedagógica foi realizada em dois dias. No primeiro, os docentes foram recepcionados pelos Pró-reitores no anfiteatro da reitoria e, após o almoço, participaram de minicursos ministrados por alguns docentes da casa.
No segundo dia, os docentes se reuniram na biblioteca da Unimar para a realização de uma oficina ministrada pela professora Karina Nones Tomelin, com o objetivo de inovar as práticas de ensino e aprendizagem.
No segundo dia, os docentes participaram de uma oficina conduzida pela renomada professora Karina Nones Tomelin, com mais de quinze anos de atuação na gestão educacional. A expertise em formação de docentes, apoio de discentes e uso estratégico de tecnologias proporcionou insights valiosos para as inovações no ensino.
Segundo Karina Tomelin, a oficina teve como objetivo mobilizar os professores para mover as cadeiras e abrir suas mentes. “Precisamos mostrar para os professores que eles estão mudando os layouts da sala de aula, movimentando um pouco as cadeiras e dando novos respiros e novas conexões aos estudantes, assim criando estratégias e metodologias mais ativas para engajar mais e melhorar a experiência de aprendizagem dos estudantes”, conta
Ainda segundo Karina, durante a oficina foram trabalhadas estratégias, principalmente para a criação de vínculos. “Esse é um tema que os professores devem fazer desde a primeira semana de aula e seguir ao longo de todo o ano, sempre olhando para formas de mudar a sala de aula a partir dos rearranjos de novos layouts. É sempre desafiador, porque você tem que mobilizar um pouco sua criatividade para ousar e pensar algo diferente, principalmente para uma escola em uma sala de aula que a gente tem, que é tão convencional e tradicional no nosso imaginário. Mas eles também me surpreenderam trazendo outras estratégias”, complementa.
Mais de 90% dos professores dos cursos de graduação e pós-graduação, do ensino presencial e a distância, integraram a Imersão Pedagógica. Além de explorar as últimas tendências, os participantes participaram de minicursos com temas variados, mas todos ligados à inovação.
O docente da Unimar, Rodolfo Spears, contou como achou benéfico iniciar o ano participando da imersão. “Foram dois dias para aprimorar o trabalho que estamos realizando. Vejo que com a Imersão Pedagógica começamos mais um ano com o pé direito, porque pudemos aprender com os colegas e palestrantes, ter essa troca de experiências, por que isso nos fortalece e nos dá entusiasmo para iniciarmos mais um ano que, com certeza vai ser maravilhoso”, destaca.
A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Prof. a Dra. Fernanda Mesquita Serva, ressaltou a alegria de iniciar mais um ano letivo na companhia do corpo docente da Unimar.
“Estamos muito felizes de iniciar este ano, que eu não tenho dúvidas, será ainda mais especial. Iniciamos com a Imersão Pedagógica, foram dois dias de formação dos docentes, com o objetivo de aprimorar ainda mais a nossa sala de aula. Sem dúvida nenhuma, todos nós temos muito a aprender e esses dois dias foram de muito aprendizado. Na prática, a nossa ideia foi trazer muita aplicabilidade e diversas temáticas e, além disso, a oportunidade de trocar um pouco com os professores desse Universo que é a Universidade de Marília”, diz.