O sistema distribuição de água do rio Peixe, paralisado no domingo após incêndio com explosão em um dos transformadores do segundo ponto de captação, pode retomar operação total ainda nesta segunda.
Um comunicado da Ric Ambiental, consórcio que também nesta segunda assumiu os serviços de água e esgoto na cidade, indica que o sistema já atua com 50% de capacidade devido à recuperação de ligação em uma das bombas.
O 2º recalque é composto por três bombas de água (duas operam juntas constantemente e a terceira é acionada em caso de falha nas outras).
O sistema é abastecido por energia de três transformadores. O fogo ocorreu no painel de controle da cabine primária da bomba B-2 e comprometeu todos os cabos e ao menos um transformador.
Para minimizar o impacto, ainda na tarde de domingo o cabeamento da bomba reserva foi substituído e um dos transformadores, que não sofreu danos severos, foi colocado em condições de funcionamento.
A medida permitiu a operação de ao menos uma bomba, o que representa 50% da capacidade do sistema de recalque da ETA Peixe.
“As equipes trabalham agora na troca do cabeamento da segunda bomba da operação e, assim que o procedimento for concluído, será testada a capacidade funcional do segundo transformador para restabelecimento da operação integral desse sistema”, diz a empresa.
A expectativa é que todo procedimento seja concluído até o final desta segunda-feira (9). Quando isso acontecer, o sistema passa a captar a água normalmente e encaminhar para os sistemas de distribuição. A normalização de reservatórios ainda leva mais tempo.