Marília

Indústria de Marília fica entre 15 melhores para deficientes no Estado

Indústria de Marília fica entre 15 melhores para deficientes no Estado

A Indústria Sasazaki de Marília ficou entre as 15 finalistas de um prêmio oferecido pelo governo do Estado que reconheceu as Melhores Empresas para Pessoas com Deficiência, na categoria Grandes Empresas.

“Estar entre as melhores empresas, em função do programa de inclusão que realizamos é parte de nosso processo de aprendizado e crescimento em melhores práticas. Buscaremos sempre honrar o termo ‘ultrapassando gerações’ presente em nossa missão”, declara Francisco Carlos Verza, CEO (Chief Executive Officer) da Sasazaki.

A Sasazaki mantém em seu quadro de colaboradores 33 funcionários com deficiência – física, auditiva, visual e intelectual -, sendo que um deles já está na indústria há mais de 22 anos.

A maioria atua no setor produtivo. “Sempre trabalhamos para oferecer um ambiente mais inclusivo e acessível a todos os tipos de deficiência, contribuindo para o aumento da empregabilidade desses profissionais na cidade de Marília e região”, comenta Verza.

Funcionários com deficiência auditiva, por exemplo, possuem um tutor que atua em reuniões, treinamentos internos e DDS’s (Diálogo Diário de Segurança), auxiliando na tradução, leitura e interpretação dos comunicados.

Uniformes de cor diferenciada foram adotados para melhorar a identificação e segurança de quem possui deficiência e, além disso, máquinas e equipamentos ganharam itens de proteção, que garantem a segurança de todos. Um vídeo foi desenvolvido para psicoeducar os colaboradores e eliminar práticas não assertivas no convívio entre os profissionais.

A Sasazaki promove ainda ações internas como o almoço com presidente, que estabelece um canal de comunicação mais transparente com os funcionários.

A empresa também promove treinamentos internos, formulados e administrados pelos próprios funcionários da empresa; e eventos nas principais datas comemorativas com objetivo de valorizar os colaboradores e aproximar seus familiares das atividades da empresa.

Além disso, oferece bolsa auxílio para cursos de nível superior, MBA e de idiomas, que pode chegar até 100% do valor da mensalidade, e promove campeonatos internos, para proporcionar recreação, lazer e prática de esportes amadores, gerando maior interação entre os participantes.

“O objetivo das ações em benefício aos colaboradores com deficiência é proporcionar o sentimento de pertencer e, acima de tudo, o respeito, pois estes são alguns dos valores defendidos pela empresa”, conclui o CEO da Sasazaki.