Marília

Informática - Revista Exame repercute sucesso de empresário em Marília

Informática - Revista Exame repercute sucesso de empresário em Marília

Uma história de sucesso que o mundo da informática conhece bem mas pode ser novidade para moradores em Marília rendeu uma reportagem especial da revista Exame, divulgada neste domingo, para contar a trajetória de Willians Marques, estudante que virou empreendedor ainda na faculdade em Marília e conquistou o mercado de e-commerce do país.

Marques é o fundador da Tray, uma empresa que oferece plataformas prontas para empresas criarem suas lojas virtuais, e que chamou tanta atenção que acabou comprada pela Locaweb, uma gigante de hospedagem de sites no país.

O empreendedor conta na reportagem que sua grande inspiração foi acompanhar os pais na empresa de comunicação visual da família, que produzia e vendia material como banners e brindes corporativos.

A experiência levou ao portal Mercado Livre, de vendas pela internet. Willians começou vendendo bonés. “O negócio ia bem, mas achava difícil organizar minhas atividades. Pesquisei softwares de gestão na internet, mas não achei. Pensei então em eu mesmo criar um sistema”, conta o empresário.

Era então estudante de Administração com ênfase em Marketing e não sabia nada de programação e desenvolveu sozinho um projeto de sistema de gestão para vendas. “Mesmo não tendo uma formação técnica em programação, aprendi lendo e hoje virou um hobby mesmo.”

Até 2003, Marques trabalhava sozinho. No ano seguinte, chamou um colega de faculdade para cuidar da programação. Em 2005 a empresa foi levada para o Centro Incubador de Empresas da cidade. E em 2006 veio a expansão: três funcionários contratados e Walter Marques, irmão de Willians, tornou-se sócio.

“No primeiro ano de operação da Tray, em 2003, o negócio havia conquistado 20 clientes e um faturamento de 50 mil reais. No ano passado, essa área da Locaweb atendeu sete mil clientes e faturou 35 milhões de reais. Para este ano, o plano é chegar a 10 mil clientes e faturar 45 milhões de reais”, diz a revista Exame, uma das principais publicações sobre economia e negócios no país.

Em 2007, a Tray lançou um facilitador de pagamentos digitais. “Já no final do mesmo ano, recebemos uma proposta de compra de parte da ferramenta pelo Buscapé.”. Em 2012  começaram as negociações com a gigante Locaweb, que procurava acelerar sua participação no ramo de comércio eletrônico.

De 2012 a 2015, a Tray foi uma empresa independente na Locaweb. Os irmãos e sócios viraram acionistas da Locaweb. “Passei de sócio para um diretor-geral responsável pela área de e-commerce. Fiz uma transição de empreendedor para executivo”, conta. “Sofri um pouquinho para me adaptar a essa rotina de ser chefe, mas hoje estou muito contente com a decisão.”

Clique aqui para acessar a íntegra da publicação da Exame