Marília

Internações de Covid sobem em Marília, médica faz alerta e Saúde prepara medidas

Internações de Covid sobem em Marília, médica faz alerta e Saúde prepara medidas

As internações de pacientes com suspeitas ou confirmações de coronavírus subiram nesta segunda-feira, especialmente nas vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em dois hospitais da cidade e provocaram um alerta feito por uma médica e um anúncio formal da Saúde para intervenção na situação. Uma reunião nesta segunda deve discutir o caso  ampliação de vagas.

O caso chegou ao Conselho Municipal de Saúde da cidade e recebeu uma manifestação oficial da Secretaria Municipal de Saúde com indicação de vagas ainda disponíveis e com a indicação da reunião agendada para esta terça-feira que deve definir investimentos e a ampliação da oferta de vagas.

Segundo a mensagem enviada ao Conselho, a cidade tem 37 vagas habiliadas de UTI com dez no HBU, sete na Santa Casa e 20 no HC.

“Informamos que a taxa de ocupação dos leitos SUS nos dois primeiros hospitais aumentaram hoje. Amanhã nos reuniremos com ABHU e Santa Casa para obtermos maiores detalhes sobre a condição dos pacientes e estratégias de ampliação de leitos”, diz a mensagem ao conselho.

A assessoria de comunicação informou que o prefeito Daniel Alonso vai acompanhar a reunião com os hospitais.

A médica Ana Carolina Amaral postou em redes sociais um alerta sobre a alta nas internações e um apelo para que a população adote medidas de prevenção.

“Já temos hospitais em nossa cidade com UTIs em capacidade máxima! Pacientes sendo transportados de um hospital pro outro numa tentativa de salvar vidas! E vc aí fazendo o que pro coletivo nessa MARILIA? Indo ao centro? Bares no fds?”, diz a mensagem da médica.

A médica afirma no texto que gostaria de poder ficar em casa mas não tem essa opção. ”Amo minha profissão, acordo e durmo todo dia com medo, inseguranças e incertezas! Mas estamos aqui de peito aberto”, afirmou.

Ela também diz estar preocupada com o reflexo na economia e condições sociais. “não sou contra abertura de comércio, quero a economia andando, imagino como deve ser triste e sofrido passar fome, não ter trabalho”, diz. Veja abaixo a postagem.