Marília

Internações por Covid sobem; Saúde de Marília orienta máscaras e prevenção

Internações por Covid sobem; Saúde de Marília orienta máscaras e prevenção

O secretário municipal da saúde em Marília, Cássio Luiz Pinto Júnior, divulgou na noite da terça-feira uma mensagem com dados sobre ocupação de leitos para atendimento a casos de Covid e retomar antigas orientações: use máscaras e evite aglomerações.

Segundo os dados da Saúde, os hospitais registraram 80% de ocupação em leitos de UTI pelo SUS, com 12 pacientes para 15 vagas existentes. No momento da análise havia ainda 13 pacientes para 25 leitos de enfermarias.

É uma combinação de dois fatores: evolução de novos casos e a redução da oferta de leitos com a queda de ocupação e de registro de casos desde o início do ano.

Entre os 15 leitos de UTI, são 12 no Hospital das Clínicas, que é referência regional, e três na Santa Casa, base local de atendimento. Os leitos de enfermaria são 22 no HC e três na Santa Casa.

O enfraquecimento da epidemia provocou em março a revogação de normas estaduais que exigiam uso de máscaras em ambientes abertos, depois em locais fechados – exceto transportes e serviços de saúde -.

Para o secretário, os dados alertam para ocupação tanto em leitos públicos quanto nos privados – particulares e convênios – e a máscara é um acessório importante.

“Continuamos com a recomendação do uso de máscaras para evitar a transmissão do Covid, conforme demonstram as evidências científicas (artigo anexo), bem como evitar aglomerações, promover distanciamento e higienização das mãos”, disse em mensagem nas redes sociais.

Marília tem 1.082 óbitos pela doença registrados. Atingiu na terça-feira a marca de 54.609 diagnósticos positivos desde o início da epidemia – 438 casos novos em quatro dias -.