Começou na manhã de hoje (21) – mais precisamente às 7h07 – o inverno no Hemisfério Sul, estação que terminará no dia 22 de setembro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), historicamente o inverno é menos chuvoso nesse período nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e em grande parte da Região Norte.
As previsões dos principais institutos de meteorologia apontam um período de até 15 dias sem chuvas em Marília e região, com temperaturas amenas – máximas na faixa dos 27 graus e mínimas de 16 – na maior parte dos próximos dias.
Segundo o Instituto Meteorológico da Unesp de Bauru, nesta quinta-feira uma massa de ar seco atua sobre o estado de São Paulo, mantendo o Tempo estável, com predomínio de sol, sem chuva.
A nebulosidade aumenta sobre o estado de São Paulo na sexta-feira, devido a passagem de uma frente fria pelo oceano, porém permanece sem previsão de chuva.
O dia deve ter temperaturas um pouco mais baixas e a mínima no começo da manhã pode chegar a 12 graus. No sábado o tempo estável, sem chuva no estado de São Paulo.
A passagem de um novo sistema frontal pelo oceano, próximo ao litoral paulista, ocasiona aumento da nebulosidade e ocorrências de chuvas no sul e leste do estado. Em Marília não há previsão de chuva.
O Inmet informa que desde a primavera de 2017, a temperatura das águas do Oceano Pacífico Equatorial tem se mantido abaixo da média, caracterizando o fenômeno La Niña.
No entanto, a partir da segunda quinzena de abril de 2018, as anomalias atmosféricas típicas do La Niña “enfraqueceram consideravelmente”. Com isso, as condições de neutralidade se estabeleceram durante o mês de maio deste ano em todo o Pacífico Tropical. A expectativa é de que este padrão de neutralidade se mantenha durante o inverno e a primavera de 2018.
De acordo com o Inmet, há um “indicativo” de que possivelmente o fenômeno El Niño ocorrerá no final da primavera e início do verão 2018/2019. Isso, no entanto só será confirmado nas próximas previsões climáticas.