O índice de isolamento social calculado pelo governo do Estado com apoio de empresas de telefonia despencou em Marília no final do ano e o último levantamento oficial mostra a cidade na 86ª posição do ranking entre 104 do Estado com 37%.
Muito abaixo da média indicada de 50%, o índice ainda foi maior que o de Presidente Prudente e Araçatuba, que atingiram 36%. Prudente é sede da única região classificada de forma permanente na fase vermelha do Plano São Paulo de quarentena.
Bauru, Araraquara e Piracicaba também atingiram 37% de isolamento no dia 30, segundo o quadro oficial do Estado.
A partir desta segunda, dia 4, termina o período de fase vermelha especial para Natal e Ano Novo e a maior parte do Estado volta à fase amarela, com todos os serviços liberados. Em Marília as lojas do comércio de rua funcionam das 8h às 18h. Shopping centers abrem das 11h às 21h.
Mas será uma semana de atenção e discussões. No dia 7, quinta-feira, o governo apresenta nova atualização do Plano São Paulo com possibilidade de regressão. Não haverá nenhuma progressão para faixa verde.
A avaliação vai considerar dados de evolução da epidemia, número de internações, oferta de leitos e óbitos e considera dados regionais.
A média geral é de 64,9% de ocupação em leitos de hospitais na Grande São Paulo e 61,7% no Estado. Marília atingiu no sábado 82,5% de ocupação de leitos.