O índice de isolamento social medido pelo governo do Estado a partir da movimentação de telefones celulares mostra que Marília não passou dos 46% em 2021, com dicas de maior circulação com índices de 33%. A cidade teve 37% na quinta, data da última medição revelada.
Os dados são divulgados pelo site especial do governo para acompanhados movimentação de pessoas e distanciamento como forma de prevenção contra a Covid-19.
Desde o dia 1º de janeiro a cidade registrou apenas sete dias com o pico máximo de 46%. Já em 4 de janeiro registrou o primeiro dia do ano com menos de 40%. No dia 25 de fevereiro teve os 33% como menor taxa de distanciamento.
As melhores marcas desde o início do levantamento, em fevereiro do ano passado, foram os dias 10 e 19 de abril de 2020, quando a cidade atingiu 55%. O governo do Estado estabelece índice de 50% como aceitável e chegou a fazer campanha por até 70%, o que acabou abandonado.
Bauru, Presidente Prudente, Araçatuba e São Carlos são algumas das cidades que atingiram picos acima do registrado em Marília. Mas o mapa mostra situações controversas, como registo em Araraquara, que teve dias de lockdown e não aparece com números acima dos 54%.
O Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM. Segundo o Estado, usa informações agregadas e anônimas sobre deslocamento nos municípios paulistas mapeados.
Veja abaixo dados de algumas cidades do centro-oeste paulista