Marília

Japan Fest celebra público jovem, novos voluntários e divulgação da cultura japonesa

Japan Fest encerrou 21ª edição com grande público e divulgação da cultura japonesa- Divulgação/Paulo Cansini
Japan Fest encerrou 21ª edição com grande público e divulgação da cultura japonesa- Divulgação/Paulo Cansini

Um balanço divulgado pela organização da 21ª edição do Japan Fest em Marília celebra a atração de 80% a 90% de público sem ascendência japonesa, na sua maioria jovens, além da participação de filhos e novos ajudantes nas atividades de voluntários.

Tambores são sempre grandes atrações no evento – Divulgação/Paulo Cansini

O médico Kenite Mizuno, presidente do Nikkey e da comissão organizadora, disse que o resultado cumpre a principal função do evento: divulgar a cultura japonesa, em suas diversas manifestações, e a gastronomia.

“A preservação da cultura a gente faz no dia a dia, faz entre nós. Aqui fazemos grade para divulgar cultura japonesa. Então 80% a 90% são brasileiros e jovens, isso é o mais importante”, disse o médico.

Divulgação entre público jovem é uma das metas do projeto – Divulgação/Paulo Cansini

Destacou a atração de público de diferentes regiões, a repercussão internacional do evento – que recebeu delegação do Japão – e a força do trabalho voluntário.

Evento mobiliza centenas de participantes, voluntários, organizadores e participantes em apresentações – Divulgação/Paulo Cansini

Em torno de 800 pessoas sem qualquer vínculo financeiro trabalharam em barracas, organização, suporte e permitiram a realização do evento, que ajudou 16 diferentes entidades de atendimento social.

Participação de novas gerações é um dos destaques da festa – Divulgação/Paulo Cansini

“Tem que estar no coração. Ninguém consegue se não tiver amor. Mais de 40 horas em quatro dias trabalhando de graça, não pelo Nikkey, mas pela instituição. E o voluntário traz os filhos porque acha importante”, destacou o médico.

Em uma manifestação de agradecimento a todos os envolvidos, o dirigente lembrou ainda que o evento tem alto custo – na faixa de R$ 650 mil – mantido com apoio dos governos federal, estadual e municipal e dos patrocinadores e apoiadores locais.