Marília

Jornalista e cartunista de Marília lança livro com visão de ansiedade e depressão

Jornalista e cartunista de Marília  lança livro com visão de ansiedade e depressão

A Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp em Marília faz nesta quinta-feira, dia 21, o lançamento do livro Inteiro pesa mais que metade, da jornalista e cartunista Carol Ito, que é da cidade, e apresenta uma visão realista de sua própria experiência com a ansiedade e a depressão, assim como o caminho sinuoso e difícil para a recuperação. 

O livro parte da preocupação em responder à pergunta de como é possível sobreviver à depressão em um mundo tão competitivo e que nos cobra o tempo todo pelo sucesso e pela felicidade plena, a autora nos conduz por uma jornada pessoal, complexa e introspectiva.

Usa sua arte para cativar o leitor de forma tocante e sensível, e fomenta um interessante diálogo sobre a doença do século XXI. 

Segundo os professores Sinésio Ferraz Bueno e Alonso Bezerra de Carvalho, organizadores do lançamento, a atividade será um momento de compartilhar e debater uma temática importante e que tem afetado a comunidade universitária. 

“A presença da Carol entre nós será uma oportunidade bastante rica para discutirmos essas questões com os nossos alunos, professores, servidores e a comunidade como um todo e, assim, contribuir de alguma maneira para a nossa saúde mental”, ressalta Ferraz Bueno. 

Mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP, Carol Ito trabalha com cartuns, tiras de humor e jornalismo em quadrinhos desde 2014 e já publicou seus trabalhos em veículos como Revista Piauí, Revista Tpm e Agência Pública. 

É vencedora do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de 2022, na categoria “Arte”, e destaque na lista Forbes Under 30, da Revista Forbes Brasil, na categoria “Literatura e artes plásticas”. 

Foi a primeira mulher a desenhar charges ao vivo no programa Roda Viva, da TV Cultura, em março de 2023.

O evento será realizado presencialmente às 19h15, na sala 06 da Central de Sala de Aula da Unesp, com transmissão pelo Canal do Youtube do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade – acesse -.